Nem mesmo a fina garoa e o rígido frio característico do mês de agosto fizeram com que os Inspetores Técnicos Credenciados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) deixassem de comparecer à 16ª Jornada de Atualização Técnica na última sexta-feira, dia 10. Realizada no auditório da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), em Bagé (RS), a Jornada teve início cedo pela manhã com a apresentação do Presidente do Conselho Técnico Deliberativo (CDT) da ABHB, Aldo Tavares, que deu as boas-vindas aos técnicos presentes e falou sobre a atuação da Associação e do papel do inspetor técnico.
O dirigente contou ter ficado muito contente com o resultado do encontro e que o objetivo era conhecer melhor o corpo técnico e suas demandas. Para isso, os inspetores responderam à uma pesquisa de opinião, onde o objetivo era identificar aspectos que necessitavam de uma maior atenção, além de abrir a possibilidade de definir novos parâmetros de avaliação e receber sugestões dos participantes.
‘’A nossa ideia é fazer um trabalho de base, ir pesquisando as demandas e dando retorno para eles depois com cursos e aprendizados’’, explicou. O Presidente do CDT ainda destacou a participação de 19 dos 21 inspetores técnicos que atuam em diferentes cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás. ‘’Ficamos muito satisfeitos com o debate, com a presença e acho que o pessoal gostou também’’, comemorou.
A prova do sucesso da 16ª Jornada foi apresentada por Miguel Ferreira, inspetor técnico pela ABHB desde 2008, que classificou a ação como excelente. “Principalmente porque o presidente do Conselho, o Dr. Aldo Tavares, fez questão de conhecer melhor os técnicos, saber o que cada um precisa evoluir para que o corpo técnico cresça como um todo. Esse quesito para mim foi fundamental, algo que a princípio nunca foi pensado e nunca foi trabalhado antes, então me parece que esse tenha sido o ponto alto da Jornada’’ revelou.
A Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, também esteve por lá falando sobre o funcionamento do programa e da certificação de carcaças. A Jornada contou também com a fala do membro do CDT e inspetor técnico aposentado Pedro Brasil sobre padrão racial e os parâmetros de avaliação a serem adotados pelos técnicos para que se tenha uma mesma linguagem de seleção em todas as regiões do país.
Dando cabo à mais uma edição da Jornada, Zilah Cheuiche, Superintendente do Setor de Registro Genealógico da ABHB, versou sobre as Atualizações no Registro da Raça Braford e avaliou a reunião como bastante satisfatória, dando destaque para a possibilidade de debater questões frente a frente junto aos técnicos ao invés de ligações ou trocas de e-mail. ‘’É uma oportunidade ímpar de discussão, de colocação de assuntos relevantes em pauta, possíveis alterações que possam ocorrer nos regulamentos e usamos para explicar algumas medidas que são tomadas pelo CDT dentro das alterações propostas’’ ponderou.
Prestigiaram a 16ª edição representando a Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd-Book Collares, Silvia Freitas, Superintendente de Registro, e Fernanda Kuhl, Coordenadora do programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO), que palestraram sobre as Atualizações do Regulamento de Registro da Raça Hereford e Atualizações no PROMEBO, respectivamente.
Por Murilo Alves, estagiário de Jornalismo
Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Fotos: Ana Virgínia Oyarzábal Guterres
Ascom ABHB