No dia 13 de setembro, o 2º Teste de Avaliação de Reprodutores Hereford realizado em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, terá sua última pesagem. Após, começam as avaliações fenotipicas, reprodutivas e medidas de ultrassom dos animais. Os resultados serão apresentados no dia 11 de outubro, durante a 1ª Exposição Nacional Hereford, em Bagé, e os animais aprovados irão a leilão no dia 12 do mesmo mês.
Este ano na Fepagro, em Uruguaiana, junto ao 14º Teste de Avaliação Braford, foi também iniciado o teste com reprodutores Hereford, com a novidade da participação da PUC-RS, que agregará medidas de ultrassom ao teste. Os 22 reprodutores Braford e os 10 Hereford encontram-se em fase de adaptação. No dia 29, começarão as pesagens de controle que são realizadas a cada 28 dias.
Para Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), os testes de avaliação de reprodutores são, hoje, ferramentas indispensáveis para incrementar rapidamente a produtividade e a competitividade da pecuária. Os testes identificam os animais melhoradores não somente da quantidade de carne produzida, mas também da qualidade. A ABHB busca difundir essa genética a todos os produtores, seja através da venda obrigatória dos animais ou pela coleta e distribuição de sêmen dos mesmos aos produtores e instituições de pesquisa.
“Seguimos na busca constante de animais melhoradores e adaptados ao nosso clima. Temos orientado aos criadores, principalmente para rebanhos comerciais, a procurarem utilizar a genética proveniente de animais desses testes. Além da qualidade e quantidade de carne produzida, inerente às raças Hereford e Braford, os animais do teste possuem um maior grau de adaptabilidade ao nosso clima do que os animais importados e proporcionarão um melhor resultado final para o produtor”, comenta Fernando Lopa, presidente da ABHB.