Aumentar a produtividade na pecuária de corte é um dos maiores objetivos do melhoramento genético animal. Para discutir o tema e apresentar as novidades referentes a ferramentas e tecnologias nessa área, será realizado entre os dias 16 e 18 de março, a oitava edição do Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus.
O curso é voltado para produtores rurais, técnicos e estudantes e, tradicionalmente, ocorre na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), onde também está instalada a sede do Pologen, o Polo de Excelência Genética das Raças Taurinas. O Pampaplus é promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO – UFRGS).
Estarão presentes especialistas brasileiros e do exterior que irão abordar tecnologias de melhoramento genético animal e como estas ferramentas podem melhorar a rentabilidade do produtor. Dentro da programação serão abordados temas como uso da Genômica na avaliação genética; o papel dos recursos genéticos na sustentabilidade na produção de carne bovina; aplicação de índices econômicos; uso de sumário de touros na seleção e acasalamento, dentre outros assuntos.
Além disso, serão realizadas demonstrações teóricas e práticas da ferramenta de avaliação genética das raças Hereford e Braford – o PampaPlus. Também serão apresentados os resultados e perspectivas do Pologen para as raças taurinas, no seu segundo ano de funcionamento.
De acordo com o Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Flores Cardoso a ideia do curso é mostrar aos participantes como incrementar a produtividade do rebanho por meio do melhoramento genético. Um dos objetivos do curso é dar continuidade à capacitação aos técnicos e produtores que participam do programa PampaPlus. Segundo a coordenadora do programa de melhoramento genético da ABHB, o programa e o curso PampaPlus nasceram juntos, buscando orientar os criadores sobre o melhoramento genético dos seus plantéis, visando a uma maior rentabilidade da atividade pecuária. “O melhoramento genético, através do uso do programa de avaliação genética do PampaPlus, é uma tecnologia de baixo custo e traz excelente resultados aos produtores quando bem aplicado e bem conduzido dentro dos criatórios”, explica Thais Lopa.
Mais informações podem ser encontrados no site da ABHB através da matéria Divulgada programação completa do 8º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus . Inscrições também podem ser feitas aqui. Abaixo a programação do curso.
Confira programação completa.
Dia 16/03 – QUARTA
MANHÃ
8:00 – Credenciamento e entrega de material
8:30 – Cerimônia de Abertura
9:00 às 10:00 – Incorporação da genômica na avaliação genética de bovinos de corte no Canadá – Ricardo Vieira Ventura, Zootec., Ph.D., Universidade de Guelph/CA, Empresa BIO/CA.
10:00 às 10:50 – A sustentabilidade na produção de carne bovina: O papel dos recursos genéticos – Júlio Barcellos, M. Vet., D.Sc./UFRGS – NESPRO.
INTERVALO – 15 min
11:05 às 12:00 – A contribuição do melhoramento genético no aumento da produtividade e qualidade da pecuária de corte brasileira – Luiz Otávio Campos da Silva, Zootec., Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.
12:00 – Sessão de perguntas (20 minutos).
TARDE
13:45 às 14:45 – Melhoramento animal na era das DEPs: Entendendo conceitos para usar corretamente as informações – Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Eng. Agr., Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.
14:45 às 15:30 – Aplicação de índices econômicos na seleção de gado de corte – Juan Manoel Soares de Lima, Eng. Agr., Ph.D., INIA/Uruguai.
INTERVALO – 15 min.
15:45 às 16:30 – Avaliação Genética PampaPlus: metodologia e critérios de seleção – Bruno Teixeira, M. Vet., M. Sc./ doutorando PPGZ – UFPEL, Bolsista Capes, Equipe PampaPlus 16:30 às
17:15 – POLOGEN – Perspectivas e resultados do polo de excelência genética das raças taurinas/RS – Bruna Pena Sollero, Ph.D./Embrapa Pecuária Sul. 17:15 – Sessão de perguntas (20 minutos).
Dia 17/03 – QUINTA
MANHÃ
08:15 às 09:15 – PAMPAPLUSNET – Sistema informatizado de escrituração zootécnica e coleta de dados para avaliação genética – Henry G de Carvalho e Willian Coelho
09:15 às 10:00 – O potencial de aplicação da genômica para o melhoramento genético animal- Fernando Flores Cardoso, M. Vet. PhD., Embrapa Pecuária Sul/Coordenador PampaPlus.
INTERVALO – 15 min
10:15 às 11:00 – A utilização de touros jovens como ferramenta para melhoramento genético – Marcos Jun-Iti Yokoo, Zootec., D.Sc., Embrapa Pecuária sul/Equipe PampaPlus.
11:00 às 11:45 – O Melhoramento Genético de Bovinos de Corte no Uruguai – Mario Lema, Eng. Ag., PhD./INIA Uruguai.
11:45 – Sessão de perguntas (20 minutos)
TARDE
13:45 às 14:45 – Melhoramento genético de bovinos de corte para eficiência alimentar – Rodrigo da Costa Gomes, Zootec., PhD., Embrapa Gado de corte.
14:45 às 15:45 – Utilização do Sumário de touros no processo de seleção e acasalamento – Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Eng.Agron. Ph.D., Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS.
15:45 – Sessão de perguntas – 15 minutos
INTERVALO – 15 min
16:30 às 17:30 – PAINEL PAMPAPLUS: Perspectivas futuras para o melhoramento genético das raças Hereford e Braford. Mediador: Fernando Flores Cardoso Painéis: Thais Pires Lopa (M. Vet., M.Sc.), Rodrigo F. da Costa (Eng. Ag., M.Sc.) e Vinícius Silva Junqueira (M. Vet., M.Sc./UFV).
17:30 – Sessão de perguntas.
Dia 18/03 – SEXTA – teórica e prática
MANHÃ
08:00 – Avaliação visual em Programas de Avaliação Genética – Gustavo Isaacsson, M.Vet. M.Sc. e Inspetor Técnico da ABHB, Thais Pires Lopa e Bruno Teixeira – equipe PampaPlus. 09:00 às
12:00 – Prática zootécnica e funcional (dividido em grupos) – Joal José B. Leal, M.Vet. M.Sc., Marcos Jun-Iti Yokoo (Embrapa Pecuária Sul) e Gustavo Isaacsson.
INFORMAÇÕES:
www.abhb.com.br
Tel: 533312-8726.
Fonte: Embrapa Pecuária Sul – Bagé/RS