Neste sábado (11/08), a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) promoveu sua 3ª Jornada Técnica. O evento, destinado aos técnicos e membros do conselho técnico da entidade, foi realizado na sede da Estância Santa Ana ? Wolf Agricultura e Pecuária e na Estância Guatambu, ambas em Dom Pedrito (RS).
O encontro iniciou com palestra sobre a Certificadora de Rastreabilidade da ABHB – Propampa. A atividade, ministrada pela superintendente da ABHB, Dra. Juliana Brunelli, abordou sobre os procedimentos de certificação e auditoria a ser realizados pelos técnicos credenciados pela associação. O presidente do Conselho Técnico, Dr. Júlio Barcellos, enfatizou a importância do tema: ?É fundamental que nossos técnicos leiam muito, estudem sobre rastreabilidade?.
Na seqüência, Frederico Wolf, proprietário da Estância Santa Ana, apresentou a propriedade, produtora de genética da raça Hereford, e deu boas vindas aos participantes. ?Este evento é fundamental para o desenvolvimento e melhoramento dos técnicos da Associação. É uma maneira de uniformizar padrões?, destaca.
Depois, foi realizado um trabalho de mangueira com a Raça Hereford, orientado pelos doutores Joal Brazalle, Patrícia Wolf e Júlio Barcellos. Na atividade, foi realizada identificação de biótipos, características raciais e linhagens utilizadas. ?Este encontro é muito bom para troca de idéias e para que os técnicos vejam outros tipos de gados?, explica Brazalle.
Após o almoço, oferecido pelo Frigorífico Mercosul, o evento seguiu com a apresentação de touros da Estância Santa Ana. Finalizando a jornada, os participantes se deslocaram para a Estância Guatambu, onde foram recepcionados por Valter José Potter. ?Esta atividade proporciona que os técnicos vejam no campo a realidade de cada propriedade, seu sistema de produção e o trabalho de melhoramento genético?, afirma Potter