Resultados do Teste de Eficiência Alimentar confirmam excelente desempenho genético das raças HB

Após 90 dias medindo a eficiência alimentar de 26 reprodutores, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, torna público o resultado da 4ª edição do Teste de Eficiência Alimentar (TEA) realizado em Bagé (RS).

O Teste consagrou as Estâncias São Francisco Xavier, de Dom Pedrito, e Retiro do Ouro, de São Gabriel, como grandes campeãs desta edição. Com ganhos médios diários excelentes, os animais chegaram a 1,661 kg na raça Hereford e 1,667 kg na raça Braford.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Aldo José Tavares dos Santos, os ganhos desta edição foram muito positivos e conseguiram expressar todo o potencial genético dos reprodutores. “Hoje com o final do Teste encerramos o ciclo do ano 2019/2020 de avaliação de reprodutores. Eu fico muito contente, pois as raças Hereford e Braford estão se superando ano a ano. Além da prova estar bem organizada, já que a cada edição corrigimos o manejo sanitário e nutricional do Teste, as raças também estão expressando maior ganho e isso é muito importante para o mercado”, relatou.

Santos destaca ainda que o conjunto de informações avaliadas durante o Teste, auxilia os criadores a identificarem animais melhoradores para o seu rebanho e exigidas pelo mercado. “Ao finalizar a PAC e o TEA estamos mostrando para o mercado, por meio da divulgação dos resultados, o desempenho de cada touro na prova e, principalmente, o seu destaque como indivíduo”.

A segunda colocação na raça Hereford foi para a Estância do Bolso, localizada em Santa Margarida do Sul. Já a terceira colocação da raça também foi para a Estância São Francisco Xavier, de Dom Pedrito.

De São Sepé, mais precisamente da Agropecuária Sereno o segundo lugar da raça Braford. O terceiro lugar foi para a Estância Santa Gertrudes, localizada em Santana do Livramento.

O coordenador da prova pela Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, explica que por meio dos dados coletados durante o TEA a Embrapa, ao lado da ABHB, consegue trabalhar em pesquisas e no melhoramento genético das raças Hereford e Braford. “Como líder do projeto, entendo que o mais importante são os dados dos animais e suas genéticas. Essas informações são registrados, armazenados e acompanhados pela Embrapa e Associação, para orientação no trabalho de melhoramento genético das respectivas raças. Neste momento todos animais e seus proprietários são vencedores, pois estão dando, ao participarem das provas de avaliação genética, tanto a campo como em confinamento para determinar a Eficiência Alimentar, uma inestimável contribuição nos estudos e definições dos rumos a serem seguidos pela raça. A ABHB, tem sido, ao longo do tempo, ícone junto à Embrapa nestes estudos científicos”, afirmou.

Destacamos também 4ª e 5ª colocação que também apresentaram alta performance 

Entre fatores cruciais para resultados positivos e um bom desempenho dos animais durante as provas estão o manejo nutricional e sanitário. Conforme explica a pesquisadora em Nutrição Animal da Embrapa Pecuária Sul e responsável pelo manejo nutricional do Teste, Renata Suñe, a metodologia utilizada é constantemente atualizada para bons resultados. “Ao longo dos anos estamos amadurecendo o preparo da prova, os animais estão chegando mais uniformes e com isso conseguimos observar uma crescente constante nos resultados dos reprodutores durante as edições do TEA”, afirmou.

O Teste é realizado após o final da Prova de Avaliação a Campo (PAC), e serve para avaliar a capacidade de conversão de peso de cada exemplar, coletando importantes informações associadas ao consumo alimentar e ganho de peso. Com duração de 90 dias, sendo os primeiros 20 reservados para adaptação, os animais são alimentados à vontade em cochos eletrônicos que coletam informações individuais como: quantidade de alimento ingerido, número de visitas ao cocho durante o dia e também o tempo gasto em cada refeição. Nesta edição, os reprodutores encerraram a prova ao sobreano, com 19 meses de idade, comprovando, mais uma vez, a qualidade genética das raças HB.

Confira a tabela completa do Teste de Eficiência Alimentar: raça Hereford / raça Braford

Genética a pasto

Outra grande ferramenta de melhoramento genético para as raças Hereford e Braford  que a ABHB dispõe é a Prova de Avaliação a Campo (PAC) que encerrou sua edição 2019/2020 no dia 17 de março. Realizada nos campos da Embrapa Pecuária Sul, a prova reuniu 30 reprodutores divididos entre 11 exemplares Hereford e 19 Braford.

A PAC avalia reprodutores jovens oriundos de diferentes criatórios do Brasil, buscando identificar animais superiores para a produção de carne em sistema de pastejo.

A 16º edição da PAC Hereford foi vencida pela Estância Santa Tereza, de Camaquã (RS). O animal apresentou um ganho médio diário (GMD) de 1,146 Kg. Já na 25ª edição da raça Braford o destaque foi para a Estância São Bento, de Livramento (RS), fechando a prova com um GMD de 1,203 kg.

A segunda colocação na raça Hereford foi para a Estância São Francisco Xavier, de Dom Pedrito (RS). Já o terceiro lugar na raça foi para a Estância Santa Tereza, de Camaquã (RS).

Na segunda colocação da raça Braford ficou a Cabanha Santa Camila, de Uruguaiana (RS). O terceiro lugar da raça foi para a Estância Santa Gertrudes, de Santana do Livramento (RS).

Conforme o presidente do CDT, Aldo José Tavares dos Santos, através das avanços realizados pela ABHB e a Embrapa esta edição trouxe resultados animadores. “Os touros apresentaram uma ótima adaptação e ganho de peso, e isso é a genética falando por si. Temos duas importantes provas já consolidadas na trajetória da Associação que vem mostrando resultados consistentes ao longo dos anos”, sintetizou.

Além da PAC e do TEA a entidade lançou recentemente a primeira avaliação de genotipagem das exemplares fêmeas das raças.  A prova é inédita no mundo e busca antecipar um conjunto de informações das exemplares.

As fêmeas entrarão com idade entre 10 e 11 meses na prova de comportamento já selecionadas pelo Programa de Melhoramento Genético no desmame. Os 40% das terneiras de elite passam pela seleção fenotípica com o técnico da ABHB. “Esta terneira sairá com 14 meses apta a ser aspirada e com uma dupla marca para produzir genética nos seus criatórios”, afirmou Santos.

Com isso, a avaliação vai unir o Programa de Melhoramento Genético PampaPlus, a avaliação por qualidade fenotípica realizada pelos inspetores técnicos da entidade e a desempenho do Teste de Eficiência Alimentar (TEA), associando a uma prova de genotipagem onde pode ser feito um perfil genético das fêmeas.

Confira o resultado completo da Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2019/2020 CLICANDO AQUI.

Inscrições PAC 2020/2021

As inscrições para a PAC 2020/2021 estão abertas. O prazo para os criatórios submeterem os seus animais até o dia 12 de junho, sexta-feira. E a data limite para admissão dos animais participantes é o dia 19 de junho.

Conforme o regulamento, estão aptos a competir na Prova os reprodutores Hereford e Braford selecionados a partir dos Top 40% melhores reprodutores da avaliação à desmanda de um dos três Programas de avaliação genética homologados pela ABHB: PampaPlus, Promebo ou Conexão Delta G. Os reprodutores também devem passar por avaliação do inspetor técnico, sendo emitida a ficha de seleção zootécnica da entidade para a solicitação do Registro Individual de Nascimento para animais Hereford PC e Braford ou atestando a avaliação zootécnica dos animais Hereford PO.

O regulamento completo pode ser acessado AQUI. Dúvidas, sugestões e/ou informações podem ser obtidas com o gerente de operações da ABHB, Felipe Azambuja, pelo telefone (53) 99006508 ou através do e-mail [email protected].

Confira a galeria de fotos da PAC/TEA:

Fotos: Gustavo Rafael

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar