Ganhos genéticos também são repassados a Pecuaristas Familiares
O ganho de peso médio diário constatado até a 3ª pesagem dos mais de 40 animais participantes da atual edição das Provas de Avaliação a Campo de reprodutores Hereford e Braford (PAC?s), realizadas pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, vem corroborando a fama dos ?cara-branca? de serem super eficientes na produção de carne de qualidade. Os Hereford e Braford ganharam até agora, exclusivamente a campo, respectivamente, 1,420 kg e 1,230 kg. A prova, que ainda não chegou na metade da duração, terá oito pesagens oficiais (sendo a última em abril de 2012).
“Até agora estávamos em um ambiente de pastagens naturais típicas de inverno, e clima frio, onde o Hereford produz muito bem. Com a entrada das estações mais quentes, é provável que os Brafords destaquem superiormente seu ganho de peso, nesta fase da prova, ainda mais na medida em que as condições de seca possam prevalecer, é uma raça muito rústica, então é natural essa pequena diferença entre os Herefords e os Brafords ao longo dos diferentes meses, porém os dados históricos apontam ganhos de peso muito semelhantes entre as duas raças ao final da PAC”, comenta o médico veterinário Gabriel Isaacsson, superintendente da ABHB, sobre o atual estado dos tourinhos e o andamento futuro das provas até abril.
Segundo Isaacsson o excelente ganho a campo dos animais não é algo pontual, havendo uma história de eficiência das raças comprovada, pois já foram realizadas seis provas de avaliação na raça Hereford (a partir de 2000) e dezessete na Braford (que desde o ano passado passou a ser testado na Embrapa Pecuária Sul), e mesmo com variações anuais na qualidade de pastagens, volume de chuvas, dentre outras, os ganhos dos tourinhos Hereford e Braford demonstram consistente desempenho. Ainda sobre este tema, o veterinário completa: ?no ano passado, mesmo com uma seca muito dura, os animais ganharam mais de um quilo por dia. São animais adaptados à realidade do produtor de campo ? que produzem incrivelmente em condições favoráveis e que permanecem produzindo bem em condições mais duras?.
Destaque também para a eficiência alimentar das raças, que em setembro último, através da divulgação dos resultados de pesquisa realizada pela Embrapa Pecuária Sul demontrou a habilidade do Hereford em produzir carne sendo a raça mais produtiva tanto a pasto quanto em confinamento http://wp.clicrbs.com.br/campoelavouranagaucha/2011/11/07/estudo-mostra-a-habilidade-da-raca-herefor . “A destacada conversão alimentar (alta eficiência) característica das raças é um norte na realização das PAC’s, sendo mais um estudo que comprova que a seleção de animais com boa eficiência alimentar apresenta resultado mais sólido? explica o superintendente.
O presidente da ABHB, Fernando Lopa, ressalta a importância da Prova para o melhoramento de rebanhos e o trabalho social da ABHB na distribuição desta genética a Pecuaristas Familiares: ?Enquanto muitos discursam a ABHB realiza desde 2002, sem nenhum apoio financeiro governamental, a doação de mais de 500 doses de sêmen, por edição, para projetos de Pecuária Familiar, e só não distribuímos mais por falta de projetos estruturados nos municípios?, comenta Lopa, que ainda acrescenta ?nossos animais participam da mais difícil prova de desempenho que se tem conhecimento no Brasil e alcançam ganhos superiores, por exemplo, aos que participam de provas que tem oferta de alimentação a vontade, é só analisar os dados disponibilizados pela ABHB/Embrapa?.
A entidade ainda incentiva a distribuição desta genética para rebanhos elite e comerciais, em 2010, por exemplo, o sêmen do touro Hereford campeão da PAC alcançou um preço de R$ 33,00/ dose no 5º Prime HB (leilão realizado na Expointer), ?valor bem superior ao que era oferecido em catálogos de sêmen da época?, lembra Isaacsson. ?Isso mostra que, acertadamente, o produtor está buscando aquilo que é comprovado, que dá certo e que vai produzir bem, melhorando os animais sob as mais diversas condições, selecionando com técnicos competentes, testando em condições reais, acreditando nas provas de avaliação e programas de melhoramento genético, e principalmente utilizando essa genética provada (e aprovada) e de fato fazendo crescer os índices produtivos da pecuária do Brasil e do mundo?, completa.
Participam desta edição das provas 19 reprodutores Hereford e 23 reprodutores Braford; oriundos de 23 criatórios do RS e SC. A prova tem o apoio e a colaboração da Azevedo Bento S/A, Alta Genetics/Progen, PUC ? RS, ANC Herd-Book Collares, Cotrijuí ? Rações Vita e Forrageiras Santa Maria.
Os dados e a metodologia das provas passadas estão disponíveis no site da ABHB http://www.abhb.com.br/?bW9kdWxvPTYmbWVudT05NyZhcnF1aXZvPWNvbnRldWRvLnBocCAgICAgICAgICAgICAgICAgIA== , bem como no site da Embrapa Pecuária Sul.