No dia 12 de dezembro, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) concluiu o ciclo de auditorias técnicas de 2024 do setor de Registro Genealógico. A ação, que faz parte de um procedimento regular e anual, teve como objetivo avaliar e garantir a conformidade no trabalho de identificação dos animais em propriedades criadoras da raça Braford.
Durante o ciclo de auditorias deste ano, a equipe técnica visitou dez criatórios localizados em seis diferentes cidades. O foco das visitas foi verificar o cumprimento das normas estabelecidas pelo Regulamento do Registro da ABHB, além de assegurar que o processo de identificação dos animais siga os padrões exigidos pela legislação vigente, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“As auditorias técnicas realizadas pela ABHB não apenas garantem o cumprimento das normas regulamentares, mas também representam uma oportunidade de aproximação com os criadores. Através dessa interação, conseguimos identificar possíveis falhas no manejo e orientar sobre as melhores práticas, promovendo a melhoria contínua no processo de identificação e registro dos animais”, destacou Natacha Lüttjohann, superintende do Registro Genealógico.
A ABHB, como certificadora exclusiva dos reprodutores e matrizes Braford no Brasil, desempenha um papel fundamental na garantia da rastreabilidade e da qualidade genética do rebanho nacional. As auditorias são um instrumento essencial para monitorar e assegurar que as boas práticas de registro e identificação de animais sejam cumpridas de maneira eficaz, contribuindo para a transparência e o fortalecimento da raça Braford no país.
Os dez criatórios visitados foram Estância São Bento, Agropecuária Sereno, Fazenda São Bento do Verde, Estância São João, Estância Umbu, Estância da Ponta, Agropecuária Tarumã, Fazenda Cerro Verde, Fazenda Tabuleiro e Estância São Bento.
Texto: Lauren Brasil
Foto: Gustavo Rafael