Entre os dias 4 e 5 de dezembro, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul e Coordenador de Melhoramento Genético do PampaPlus (ABHB/Embrapa), Fernando Flores Cardoso, esteve na África do Sul participando de um workshop sobre resistência ao carrapato. O pesquisador é líder de um projeto na Embrapa que busca criar ferramentas genéticas para aumentar a resistência a carrapatos, aos agentes da tristeza parasitária, a ceratoconjuntive e ao carcinoma ocular em bovinos de corte, usando as raças Hereford e Braford como modelo.
A pesquisa, iniciada em 2010, é desenvolvida com produtores que participam de programas de melhoramento genético como o Conexão Delta G, com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Realizado na cidade de Pretória pelo Instituto de Veterinária do Conselho de Pesquisas em Agricultura sul-africano, o evento reuniu especialistas do mundo todo em genética bovina na pecuária de corte tropical.
“Trata-se do projeto mais avançado a nível mundial tanto em critérios de avaliação utilizados quanto ao número e a qualidade genética dos animais avaliados”, admitiu Cardoso, ao falar sobre a pesquisa e transferência de tecnologia para seleção de animais mais resistentes, adaptados e produtivos para a pecuária tropical. Ele ainda reforçou os objetivos do encontro: “apresentar dados e iniciativas, além de buscar desenvolver novas técnicas e métodos de avaliação visando aprimorar o processo e obter resultados mais precisos’’.
Por Murilo Alves, estagiário de jornalismo
Com informações do Jornal Minuano
Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB