Raça Hereford inspira projeto de pesquisa de doutorado em Montana (EUA)

A busca pela evolução das raças Hereford e Braford por meio de pesquisas e estudos é constante. Através da consanguinidade sucessiva, por exemplo, foi possível obter animais mais eficientes, possibilitando maior rusticidade, fertilidade e abate precoce. Além de qualidade de carne.

Diante disso a médica veterinária e integrante do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro), Marcela Kuczynski da Rocha, iniciou seu projeto de doutorado em uma linhagem da raça Hereford, na Montana State University’s Northern Agricultural Research Center, em Havre, no estado de Montana (EUA). Sob orientação do Doutor em Zootecnia e Coordenador do NESPro, Júlio Barcellos, o estudo visa analisar os efeitos produtivos e reprodutivos da raça desde 2010 em diferentes níveis de consanguinidade.

Segundo Marcela, a pesquisa é baseada em uma linhagem Hereford mantida na cidade de Havre desde 1962, chamada Line 4. “A pesquisa se deu através de acasalamentos dirigidos, com a intenção de cruzar animais com os pedigrees parecidos para aumentar a homozigose nessa população, uma vez que a finalidade dessa linhagem é verificar o efeito da consanguinidade a longo prazo em um rebanho bovino, já que pouco se sabe a respeito das consequências de altos valores endogâmicos”.

Marcela comenta que a endogamia foi utilizada para a formação das raças puras, e apesar de seus riscos, os criadores a utilizam para garantir uniformidade racial e fixação de certas características em rebanhos que os produtos têm boa aceitação comercial.

As análises da pesquisa são realizadas através de uma coleta de dados dos produtos destes animais conforme explica a pesquisadora. “Além dos dados produtivos e reprodutivos coletados desde o início da pesquisa, como peso ao nascimento, peso a desmame, peso a um ano de idade, exame andrológico e perímetro pélvico, no ano de 2010 iniciou-se também a avaliação do Consumo Alimentar Residual (CAR), tornando a projeto ainda mais robusto”, ressaltou Marcela, ao completar: “A pesquisa ainda não foi concluída, coletei os dados e agora irei analisar”.

Ciente da importância de projetos, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) mantem-se atuante em pesquisas cientificas, apoiando e divulgando pesquisas ligadas principalmente às nossas raças e ao melhoramento animal.

Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647

Ascom ABHB

 

Deixe um comentário

Fechar