Fruto de cruzamento de Herefords com bezuínos, a raça possui características que permitem o animal viver em diferentes cenários e situações
Muitos se perguntam se a criação de bovinos com origem genética de raças europeias é algo possível de ser feito na Região Centro-Oeste, em função das diferenças climáticas e ambientais. Em apresentação feita nesta manhã na TECNOSHOW COMIGO, o veterinário e doutor em Produção Animal, Witis Baes Rodrigues, falou especificamente sobre as raças Hereford e Braford, mostrando que elas possuem elevado potencial de adaptação às adversidades do local, além de outros atributos, como: excelente qualidade de carne, temperamento dócil, carcaça pesada e precocidade sexual.
A Braford é uma raça criada a partir do cruzamento de um Herefort com zebuínos. A Hereford é originária da Inglaterra e foi espalhada pelo mundo a partir do século 19, chegando a todos os continentes e demonstrando, portanto, a sua capacidade de adaptação. No Brasil, ela chegou primeiro à Região Sul, onde ocorreram as primeiras experiências de cruzamento. Inicialmente, elas foram feitas entre Hereforts e Brahmans. Hoje, em 99% dos casos, segundo Witis, o mais comum é cruzar com um exemplar de Nelore, chegando ao perfil do Braford já consolidado no país. “É a raça que mais cresce hoje no Brasil”, afirmou o veterinário.
As adversidades da Região Centro-Oeste são várias, já que numa mesma região é possível encontrar ambientes totalmente díspares. Witis, que atua na região há bastante tempo, citou alguns exemplos durante a apresentação. Por meio de fotos, ele mostrou imagens de exemplares da raça Braford em locais de barro, chuva, campos de lavoura, seca, brejo e areia. Os desafios, segundo ele, são grandes, mas mesmo assim é possível perceber a adaptação deles em todos os cenários. “Alguns questionam a rusticidade da raça, mas o simples fato dela resistir aos períodos de seca da região já é um sinal dessa característica”, pontuou.
Há cinco anos, o produtor e cooperado da Cooperativa Comigo, Fernando Fonseca, cria a raça Braford na Fazenda Querência, em Rio Verde (GO). O animal que serviu de exemplo na apresentação de Witis Baes é fruto de um experimento genético feito na propriedade de Fonseca. “Trabalhamos em parceria com uma embrioteca”, contou o criador. E ele defendeu a raça: “Não é uma aposta ou simplesmente correr o risco de criar para ver se vai dar certo. É uma raça que já está consolidada há muitos anos”, expôs.
Desde 2003, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reconhece a raça Braford. O processo começou na década de 1980, quando a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) iniciou a orientação e oficialização da criação da raça no País, com apoio da Embrapa Pecuária Sul. Hoje, os exemplares de Braford precisam ser certificados pela ABHB e a confirmação é dada em forma de marca na paleta do gado – um marca com a letra B.
TECNOSHOW COMIGO 2016
A 15ª edição da TECNOSHOW COMIGO ocorre de 11 a 15 de abril, no CTC, em Rio Verde (GO). Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, o evento oferecerá aos visitantes de diversas regiões do Brasil o que há de mais moderno em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos, plots agrícolas com vários experimentos, além de demonstrações de resultados de pesquisas, palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, lançamentos de novas variedades para diversas culturas, ações socioambientais, entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, entre outras atividades. Instituições financeiras também estarão presentes com linhas de crédito e financiamento voltadas para o produtor rural.
Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.
Fonte: TecnoSHOW COMIGO