A pesagem dos touros que integram a Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2013-2014, viabilizada de forma pioneira, através da parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Embrapa Pecuária Sul, acontece na quinta-feira, 9, na sede da Embrapa, em Bagé, a partir das 8h.
A PAC reproduz a realidade dos sistemas produtivos brasileiros, tendo como critérios de avaliação um conjunto de características objetivas e subjetivas que visam premiar os animais mais destacados em características de interesse econômico e produtivo mais relevantes na cadeia da pecuária de corte. O índice da prova leva em conta critérios como ganho de peso (GMD); Avaliação de Carcaça por ultrassom, musculatura, precocidade, perímetro escrotal, além de, para se candidatar a participar da prova, estarem entre os 40% melhores de índice a desmama nos programas de melhoramento genético homologados pela ABHB.
A 10ª edição da PAC Hereford conta com 22 animais, que representam a Estância Guatambu, Estância Silêncio, Estância Bela Vista, Fazenda Santa Tereza, Agropecuária São Pedro, Estância Tamanca, Estância Rincão, Cabanha São Fernando, Estância do Bolso, Estância Passo Fundo e São Manoel. A 19ª edição do Braford reúne 14 touros, que representam a Estância Guatambu, Estância Silêncio, Estância Rio Negro, Agropecuária São Pedro, Estância Bela Vista, Fazenda Santa Tereza, Estância Luz de São João e Estância São Manoel. E, de acordo com o pesquisador Marcos Yokoo, os animais das duas raças demonstram ganho de peso (GMD) alto desde o começo da prova.