Prova de Avaliação a Campo Fepagro ? Estação Uruguaiana – rs

Sob a coordenação do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford chegou ao seu término a 15º edição da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford promovida pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária ? Fepagro/RS e PUCRS Campus Uruguaiana, com apoio das empresas Tortuga e Arenales Homeopatia Animal

A prova a campo serve para medir a capacidade de adaptação dos animais ao nosso ambiente através de seu desempenho quanto ao ganho de peso e medidas de carcaça ?in vivo?, que medem seu potencial de produção de carne, aliado às avaliações das características morfológicas e sexuais ideais para um reprodutor.

Foram avaliados 28 animais de 15 estabelecimentos, sendo vinte touros Braford e oito Hereford.

GANHADORES PELO ÍNDICE FINAL

Braford: Touro brinco 18, tatuagem 6257, da Cabanha Santa Ana foi o primeiro colocado e, do mesmo estabelecimento, o touro brinco 17, tatuagem 6243, ficou em 2º Lugar, ficando para a Cabanha Pitangueira, brinco 08, tatuagem F354, o terceiro lugar.

Hereford: O ganhador foi o touro brinco 28, tatuagem 7761, do estabelecimento São Fernando e, também da mesma, o segundo colocado, brinco 27, tatuagem 7779, ficando para a Agropecuária São Pedro, brinco 23, tatuagem 6024, o terceiro lugar.

O período de avaliação teve início no dia 25 de setembro do ano passado e finalizou dia 06 de maio desse ano, com uma duração de 224 dias. Os touros ingressaram com uma idade de 11 a 13 meses e com peso médio final no período de adaptação de 317 Kg no Braford, e, no Hereford, de 282 Kg. Finalizaram a prova com peso médio de 511 Kg, ganho médio diário de 0,866 kg e média de área de lombo de 71 cm2, os touros Braford, e os Hereford peso médio de 471 Kg, ganho médio de 0,840 kg e área de olho de lombo de 69,25 cm2, todos com média de idade de 19 meses.

Cabe mencionar que esses pesos e ganhos são em condições estritamente a campo, sendo que em uma das partes da avaliação os animais passam em campo nativo com predominância de capim anoni, gramínea de baixo valor nutritivo e baixa digestibilidade, que expressa a realidade da maioria dos campos brasileiros.

Ao final do período de avaliação de ganho de peso, os animais foram submetidos a exame andrológico, sendo um critério eliminatório e à avaliação fenotípica, realizada pelo Dr. Luis Rafael Lagreca, técnico da ABHB, e pelo Dr. Geraldo Hillebrand, da Fepagro. Os critérios avaliados foram características raciais e sexuais, e conformação. Posteriormente, o Dr. José Luis Quadro, da PUC de Uruguaiana, fez a avaliação de área de olho de lombo e gordura com ultra-som.

Fechar