Empresários brasileiros partem para fazer negócios com colombianos
O Projeto Brazilian Hereford & Braford (BHB), parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), participará, no período de 24 a 27 de novembro, da EXPOZEBU na Colômbia. Com uma intensa agenda de reuniões de apresentação do potencial genético das raças Hereford e Braford brasileiras para produtores colombianos, participam da missão comercial nove empresas associadas ao Projeto BHB.
Estarão na Colômbia representantes de cinco fazendas brasileiras produtoras de genética, de uma central de inseminação, além de exportadoras de medicamentos veterinários, balanças e sementes forrageiras. A participação na EXPOZEBU foi decidida após a realização de uma missão prospectiva em outubro, em que foram realizadas 11 reuniões com empresas, associações de raças e produtores colombianos que demonstraram interesse em comprar material genético brasileiro das raças Hereford e Braford.
A Colômbia foi escolhida como um dos mercados-alvo do Projeto BHB após estudos de inteligência comercial desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com a ABHB, que apontaram um potencial importante para a genética bovina. O trabalho identificou a importação de mais de US$ 100 milhões em material genético bovino pelo mercado colombiano em 2009.
Segundo o presidente da ABHB, Fernando Lopa, a entidade busca a colocação das raças Hereford e Braford no mercado internacional desde 2006: ?tínhamos a convicção de que a Colômbia seria um importante mercado em potencial. Com o apoio da Apex-Brasil, enviamos a missão em outubro obtendo resultados muito positivos?. Lopa ainda ressaltou que o objetivo do Projeto é levar a qualidade da genética brasileira para toda a América do Sul: ?estamos preparados para fornecer aos colombianos e demais compradores sul-americanos produtos como embriões, sêmen, touros, ventres de alta qualidade genética, além de implementos e serviços agropecuários?.