Os números do projeto de difusão genética para pecuaristas familiares apoiado há cinco anos pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) junto à Fundação Maronna, de Alegrete (RS), impressionam. De acordo com o técnico Lemar Rocha, os 11 produtores familiares do Rincão do 28, associados à iniciativa, aumentaram a produtividade e os lucros em tempo recorde. ?Registramos aumento de 37% no número de terneiros comercializados, e o valor total das vendas aumentou em 66%?, revela.
O projeto de difusão genética das raças Hereford e Braford foi criado para melhorar a genética de rebanhos de corte, através do uso de genética das raças HB, para os pecuaristas familiares que não tenham acesso a animais de alto potencial para produção de carne. Atende, portanto, aos anseios de pecuaristas que possuem propriedades entre 50 e 300 hectares, e que têm dificuldade em se enquadrar nas linhas de financiamento governamentais. No final de outubro, a ABHB deu um novo passo no sentido de ampliar o programa, com a doação de 260 doses de sêmen dos touros HB melhoradores, provados, de criadores associados, dentre os quais se destaca o touro Braford Sina Sina J688, terceiro colocado na Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores (PAC) 2011-2012, realizada em parceria com a Embrapa. ?A PAC, além de conferir reconhecimento aos participantes, visa justamente fomentar e desenvolver o crescimento das raças HB com qualidade genética confirmada, que deve somar as melhores características econômicas aos criatórios de todo o Brasil?, explica o presidente da ABHB, Fernando Lopa.
E a qualidade dos animais produzidos através do projeto, que já recebeu mais de 1,4 mil doses de sêmen doadas pela ABHB ao longo desses cinco anos, foi comprovada por experimento conduzido pelo Laboratório de Bovinocultura de Corte da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que avaliou o rendimento de carcaça e características físicas e químicas da carne proveniente de 90 terneiros filhos de touros Braford, sendo metade pertencente a diversos criatórios de ponta associados, e a outra metade provenientes do Projeto 28. O processo incluiu avaliações de manejo em pastagens, comportamento animal em pastagem e em confinamento, desempenho animal e viabilidade econômica de diferentes sistemas de terminação, e evidenciou o bom desempenho da raça Braford, e que não houve diferenciação significativa de qualidade entre os dois grupos de animais, comprovando a eficiência do programa de difusão da ABHB.
?A evolução dos animais criados a partir do trabalho desenvolvido com a Fundação Maronna é verificada em cada feira. Com o projeto, aliás, o peso dos terneiros já evoluiu 45%, elevando o valor médio de cada animal em 21%?, conclui Rocha.