Cerca de 20 técnicos e criadores de bovinos de corte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidos ontem (21) à noite para prestigiar a palestra programada pelo Programa Carne Pampa, da ABHB. A atividade integrou o evento 1ª Gira Integração Corte SC/RS, que propôs uma ‘gira’ pelo estado gaúcho com o objetivo de apresentar propriedades de genética superior e criação de gado de corte comercial.
Fabiana Freitas e Celso Jaloto, gerente do programa e diretor de eventos da ABHB, respectivamente, falaram sobre o programa Carne Pampa, pautaram as atribuições da Associação, bem como dados sobre o registro de 2015 e a seleção zootécnica dos animais.
“Foi uma troca de experiências muito exitosa”, destacou Fabiana, ao expor os projetos e vantagens do programa Carne Pampa ao produtor, com a consequente satisfação do consumidor. “Este consumidor hoje sabe a procedência deste produto que está consumindo e por que a carne é de qualidade. Não basta apenas um processo industrial, mas sim um programa de melhoramento genético trabalhado desde a propriedade rural até a mesa do consumidor”.
Este trabalho, conforme Fabiana, é desempenhado pelos produtores rurais, que dispõem de benefícios ao encaminharem os seus animais para abate através de bonificações definidas pelos frigoríficos. “Somos uma Associação de produtores rurais que trabalha para os produtores. Nosso Programa de Carne serve, portanto, para fomento da raça”.
Celso Jaloto falou sobre o trabalho desenvolvido há cerca de 60 anos pela ABHB defendendo a sustentabilidade do setor e o aumento de rentabilidade do produtor rural, sempre buscando o desenvolvimento da cadeia da carne bovina a partir do fomento das raças Hereford e Braford, verdadeiras máquinas de produção de carne de qualidade, com o claro objetivo de atender às necessidades do produtor dentro e fora da porteira.
A atividade é organizada pela Select Sires Brasil. Mais cedo, o grupo visitou propriedades que utilizam genética Select Sires e fornecem material para compra e/ou contratação de touros para bateria de corte nacional, o que possibilitou a troca de experiências entre profissionais e empresários.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB