Incremento, até agora, soma 7,8% a mais que todo o período do ano passado
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) tem mais grandes motivos para comemorar, o seu Programa de Carne de Qualidade, o Programa Carne Certificada Pampa®, que este ano completa 11 anos, bate a marca de 23,114 mil animais certificados abatidos nos dois frigoríficos parceiros do Programa, o Frigorífico Silva de Santa Maria (RS) e as plantas de Bagé, Alegrete, São Gabriel e Capão do Leão, do Marfrig Frigoríficos do Brasil.
Os números marcam, já em final de setembro, um superávit de 7,81% em relação a todo o ano de 2010, quando foram abatidos 21.449 animais HB certificados. Segundo o Gerente do Programa, Guilherme Dias, ?isto confirma que nossas ações de fomento ao Programa estão realmente funcionando. Estamos efetivamente trazendo mais animais ao abate para os frigoríficos parceiros porque gera resultado econômico ao invernador?.
A ABHB vem trabalhando forte com seu Programa de Carne junto ao produtor e também junto a seus parceiros, sempre buscando uma boa remuneração para o criador baseado na cotação Esalq/Cepea, o que confere credibilidade às bonificações oferecidas pelos frigoríficos parceiros, que hoje chegam até 6% a mais que o mercado, para machos e até 14% para fêmeas.
O Programa Carne Certificada Pampa® em 2011 teve atuação importante e de grande sucesso na Feicorte, participando por três vezes do Espaço Carne, recebendo elogios de produtores e consumidores do Brasil e do mundo. Na Expointer 2011 fez quatro participações na Vitrine da Carne Gaúcha, evento promovido pela Farsul, onde o Programa da ABHB participa desde o primeiro ano, 2009.
A Diretoria da entidade comemora o fato dos números refletirem somente os animais abatidos no Rio Grande do Sul, dentro do programa de qualidade, isto é animais entre 4 e 6 dentes (até 36 meses) com gordura acima de 3mm. ?Apesar de nossos certificadores classificarem quase o triplo de animais como Hereford, Braford e suas cruzas, ABHB não certifica para o programa de qualidade animais velhos, por isso os números são animadores, já que faz com que o programa da ABHB seja o que mais abate carne de qualidade no estado do Rio Grande do Sul? , comenta Fernando Lopa., presidente da ABHB. ?Trabalhamos há 4 meses junto à indústria para que esses animais mais velhos recebam uma bonificação a título de fomento a esse belo e silencioso trabalho que os produtores da Carne Certificada Pampa® vêm fazendo no sentido de qualificar o estado na tão falada ?Melhor Carne do Mundo?. acrescenta Lopa.