Primeiro Minicurso de julgamento de animais é sucesso de público na Expolages 2014

Cerca de 130 pessoas participaram do curso de jurado de bovinos na Expolages deste ano. Foi a primeira vez que o evento foi realizado dentro da feira. O curso, que normalmente é realizado em três dias, foi dado de uma forma compacta com cerca de oito horas, dividas entre parte teórica e prática.

Para o pesquisador da Embrapa e um dos palestrantes, Joal Brazale Leal, após realizar o curso, o participante sai com uma base para aprender a classificar os animais. Grande julgador de Hereford e Braford em feiras importantes como a Expointer e Expolages, ele conta que cada raça possui características específicas que precisam ser observadas na hora do julgamento. “O Hereford é uma raça muito precoce, possui gordura muito uniforme, além do gado ser manso e com boa fertilidade. O Braford, por sua vez, é mais rústico pegam menos carrapatos e toleram melhor o calor” comenta o pesquisador.

ISO_1465 ISO_1531

Gustavo Isaacsson, Inspetor Técnico do Hereford e Braford, e também palestrante presente no evento, conta que o jurado precisa levar em conta dois aspectos, o fenótipo, aquelas características possíveis de serem visualizadas a olho nú como aprumos, angulações, articulações e o genótipo, aquelas características mais específicas e técnicas, impossíveis de ver a olho nú.

ISO_1340

ISO_1535“O olho do julgador, por mais treinado que esteja, às vezes, confunde e possui suas limitações”, destaca ele, referindo-se a importância de levar em conta o programa genético, que trata-se de uma ferramenta de avaliação para ajudar na tomada de decisão final. Issacsson destaca ainda que para um bom julgamento é preciso que os dois fatores caminhem juntos, o olhar do julgador e as informações técnicas do animal.

Fotos Israel Oselame
Fonte Puel Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

Fechar