Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a avaliação fenotípica dos 30 animais das raças Hereford e Braford participantes da Prova de Avaliação a Campo (PAC), realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. Divididos entre dois lotes, os exemplares foram julgados pelo trio de inspetores técnicos credenciados pela ABHB, Jacques Leston, José Antônio Correa Filho e Leonardo Corrêa, que também é o responsável técnico pela Prova. Esta avaliação, que classificou os reprodutores de acordo com o seu padrão e conformidade racial, marca o encerramento da primeira etapa da PAC 2018/2019. Antes do resultado final, os tourinhos ainda serão submetidos a outra bateria de testes que engloba a avaliação de aspectos como fertilidade, gordura subcutânea e ganho de peso, além do Teste de Eficiência Alimentar (TEA).
De acordo com Aldo Tavares, Presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, o resultado das avaliações e o estado dos animais são bastante satisfatórios. ‘’Pelo trabalho que vem se fazendo junto aos criadores, e com a ABHB dando uma maior visibilidade ao teste, nesta edição contamos com touros de melhor padrão. Outro ponto importante foi a correção das pastagens, o que garantiu um Ganho Médio Diário (GMD) de mais de 900g. Entre as três possibilidades de avaliação (candidatos à dupla marca, padrão e descarte), não obtivemos nenhum exemplar depreciado, além de um grande número de candidatos à dupla marca’’, destaca.
O que dizem os técnicos
Para Leonardo Corrêa, esta foi a melhor edição da prova. ‘’Dentro das condições que nós temos, os resultados foram muito bons. Como começou mais cedo, os animais aproveitaram melhor as pastagens de inverno, e o GMD deve se manter, mesmo com a chegada da seca”, projeta.
Quem também classificou como satisfatória esta edição, foi José Antônio Correa. ‘’Este lote Braford é bem mais uniforme em relação aos animais das edições anteriores, mas em ambas as raças havia no mínimo dois animais que se destacavam positivamente’’, avalia.
Jacques Leston salientou a adaptação dos participantes: ‘’São dois lotes muito parelhos entre si, mas o Braford me pareceu mais adaptado ao ambiente. Ainda assim, temos animais muito bons na raça Hereford, e a tendência é que saiam bons touros daqui e que os criadores possam aproveitar muito bem esta genética’’.
As datas das próximas avaliações e etapas da PAC serão divulgadas em breve.
Texto: ASCOM ABHB