Primeira etapa da Jornada de Atualização Técnica é realizada no estado do Paraná

Aconteceu na última segunda-feira, dia 7 de março, a primeira etapa da 20° Jornada de Atualização Técnica. A atividade, organizada pelo Conselho Deliberativo Técnico (CDT) junto com o setor de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), foi realizada no estado do Paraná e reuniu quatro inspetores técnicos.

A organização dessa edição foi constituída em quatro etapas, sendo três práticas, com grupos menores de Inspetores Técnicos e uma teórica de caráter on-line. “Acredito que esta primeira etapa tenha sido muito proveitosa. A nova formatação busca ter um contato maior com técnicos de cada região, a fim de ouvir e entender suas necessidades e dúvidas”, destacou o Presidente da ABHB, Eduardo Soares.

As atividades iniciaram com um bate-papo entre os técnicos, onde a Superintendente do Registro Genealógico, Natacha Lüttjohann, apresentou dados de crescimento do setor, datas limites de comunicados e destacou algumas atualizações importantes do Registro.

Na sequência Eduardo Soares, falou sobre a atuação da Associação, o crescimento das raças Hereford e Braford e destacou a importância dos Inspetores Técnicos nas propriedades. Já o Gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja, versou sobre os principais pontos e critérios do Regulamento das Exposições Chanceladas pela ABHB.

“Foi um momento muito importante para discussão, rever conceitos produtivos e alinhar parâmetros de seleção, além disso, os técnicos tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas e trocar conhecimento entre eles. Já estamos organizando também a segunda fase da jornada que acontecerá em abril”, destacou Natacha.

Após o bate-papo os Técnicos foram direcionados para treinamento prático de seleção racial, realizando avaliações fenotípicas nos plantéis da Agropecuária Graminho e Agropecuária AJ, localizadas em Mangueirinha (PR).

Na avaliação do Inspetor Técnico, Walvonvitis Baes, o evento foi muito produtivo, principalmente pelo novo formato. “Conseguimos trabalhar toda a parte prática de mangueira e compreender o que a Associação busca, além é claro de expor nossas necessidades”.

Além de Baes, participaram também do evento os Inspetores Técnicos Igor Saldanha, Hernani Borges e Heitor Cheuiche.

Fotos e texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar