A sede do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford (NFOHB), localizada no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, em Urguaiana (RS), foi o local escolhido para a realização de um evento técnico sobre a Prova de Avaliação a Campo (PAC) das raças Hereford e Braford.
Durante a atividade, foi realizada a entrega de prêmios para os campeões da edição 2018/2019 da prova. Na raça Hereford o destaque foi para o touro de tatuagem S1027, da Estância Guatambu (Dom Pedrito/RS), que conquistou o primeiro lugar e obteve um Ganho Médio Diário (GMD) na casa dos 1,077kg.
Para Valter José Pötter, proprietário da Guatambu, o resultado na prova é reflexo de um trabalho realizado a campo. ‘’Trabalhamos muito forte na seleção de produção, de características de produção, como ganho de peso, conformação de carcaça, valor genético dos pais desses animais e tudo isso acaba se confirmando na PAC’’, aponta. Pötter ainda destaca que a prova traz um importante retorno comercial. ‘’Já fomos procurados por algumas centrais de coleta interessadas nos animais que participaram da PAC’’, revela.
Já na raça Braford, o primeiro lugar ficou com o reprodutor de tatuagem T069, oriundo da Estância Retiro do Ouro (São Gabriel/RS), que alcançou 0, 928kg de GMD. A edição 2018/2019 da PAC, realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, marcou a 15ª participação da raça Hereford e a 24ª da raça Braford.
Um dos proprietários da Estância Retiro do Ouro, Matheus Suñé, disse que é uma honra ter conquistado o título da raça Braford. ‘’A gente acredita muito nessa prova, principalmente como um teste do que a gente tá fazendo em casa. Tentamos selecionar as principais linhagens que viemos produzindo e testar como elas andam e se o resultados se repetem em um outro plano’’, comenta. Suñé também falou sobre o processo de seleção dos indivíduos que são enviados para a PAC. ‘’Gostamos muito de usar essa prova, temos uma equipe por trás já pensando nela. Toda a equipe se engaja muito por saber da importância dela dentro do teste dos animais que ficam dentro de casa’’, destaca.
Na oportunidade, foi exibido um vídeo mostrando a evolução corporal desses animais ao final da prova e também com alguns comentários dos responsáveis técnicos da PAC. Os resultados alcançados também foram apreciados por cerca de 60 criadores presentes na sede do NFOHB, que também puderam sanar algumas dúvidas a respeito da prova.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), Aldo José Tavares dos Santos, a PAC é uma ferramenta muito importante não apenas para definir o futuro das raças, mas também para colocar à disposição do consumidor o melhor da genética HB. ‘’Temos muito potencial e podemos fazer muito mais em cima de nossa genética se nós acreditarmos. Mudamos a qualidade alimentar e sanitária, só depende de vocês (criadores) mandarem genética lá para a prova para que possamos descobrir talentos efetivamente produtivos para encarar esse tipo de mercado’’, declara.
Já o pesquisador e responsável pela PAC pela Embrapa, Dr. Roberto Collares, falou sobre as alterações realizadas no manejo sanitário e nutricional dos animais e destacou a importância da parceria entre a Embrapa e a ABHB. ‘’Temos uma equipe bastante qualificada e com bastante experiência em genética e hoje a ABHB tem uma estrutura de uma empresa como a Embrapa à sua disposição, portanto é necessário que a Associação, através de seus sócios e colaboradores, utilizem essa estrutura porque ela é pública e ela deve trabalhar em benefício de todos nós’’, evidencia.
Confira o vídeo da Prova de Avaliação a Campo (PAC) edição 2018/2019:
Confira os cinco primeiros colocados de cara raça:
Hereford
Proprietário Tatuagem
1º – Estância Guatambu S1027
2º – Estância Guatambu S1042
3º – Estância Nossa Senhora Auxiliadora PO372
4º – Wolf Parceria Agropecuária 7483
5º – Wolf Parceria Agropecuária 7491
Braford
Proprietário Tatuagem
1º – Estância Retiro do Ouro T069
2º – Estância do Bolso R133
3º – Estância Guatambu S3071
4º – Fazenda Santa Tereza M3090
5º – Estância Guatambu S3015
Texto: Murilo Alves
Edição: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647
Fotos: Everton Souza/La Rural Fotografia
Ascom ABHB