Pioneiros na Certificação de Qualidade por Raça Bovina no Brasil São Homenageados Pela ABHB

O selo de qualidade por raça na carne bovina a cada dia ganha mais espaço na mesa dos consumidores brasileiros, que dia-a-dia vem conhecendo e demandando mais cortes originários de raças britânicas, e em, especial das raças Hereford e Braford, através da aquisição de produtos com o selo e qualidade Carne Certificada Hereford®, do programa Carne Pampa® da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

No Brasil, essas iniciativas datam de meados da década de 90, quando diversos associados da ABHB, como Gedeão Pereira, Pedro Monteiro Lopes, João Carlos Martins da Silva, João Vieira de Macedo Neto, Valter Pötter, Geraldo Pereira de Souza e Fernando Adauto Loureiro, entre muitos outros, buscaram parcerias, entre elas com a rede gaúcha de supermercados Zaffari, para promover uma carne de carne que evidenciasse o sabor, maciez e as propriedades organolépticas de animais das raças HB criadas no Rio Grande do Sul.

Durante anos, a ABHB buscou apoiar as iniciativas de seus associados, através do convencimento da indústria e do varejo, com vários experimentos, sucessos e insucessos, até que em 1998, a Diretora da ABHB conseguiu unir forças em parceria com o extinto frigorífico Mercosul e a rede Zaffari, para executar um programa de carne de qualidade que pudesse remunerar melhor os produtores das raças Hereford e Braford, onde foram trazidos para operacionalizar o programa o Zootecnista Mario Macedo e a Medica veterinária Marcia Barcellos, que realizaram a condução do programa junto a Diretoria da ABHB, sendo implantado em 1999, tendo seu primeiro abate em escala industrial realizado, oficialmente, em outubro de 2000. O sucesso do programa foi imediato e o programa passou a certificar quase 20.000 animais por ano, chegando a exportar para a Europa. Ao longo dos anos, com o auxilio dos Med. Vet. Marcelo Grazziotin e Guilherme Dias e atualmente Alfredo Drissen, com a entrada do Frigorífico Silva em 2005, o programa foi se consolidando, e tomou escala nacional com o frigorífico Marfrig em 2010, se tornando o mais antigo programa de certificação de qualidade de carne, em escala industrial, em funcionamento no país.

Em seu discurso, o presidente Fernando Lopa explicou que, ao longo do processo, criadores, diretores da entidade e todos os colaboradores do projeto foram de extrema importância, mas a homenagem visava fazer uma justa recuperação da história e lembrar dos empresários que acreditaram no projeto Carne Pampa®, unido produtor, indústria e comércio em uma parceria de sucesso. As homenagens foram entregues ao empresário Mauro Pilz, presidente do extinto frigorífico Mercosul, Ivon da Silva Júnior, diretor do Frigorífico Silva, Claudio Zaffari, presidente do Grupo Zaffari, e James Cruden, ex-Diretor de Operações do Grupo Marfrig. ?Buscamos, de forma simbólica, deixar marcado a história do processo de certificação de qualidade por raça bovina no país?, comenta Fernando Lopa, presidente da ABHB. ?Em 2013, andei muito pelo país, e notei que precisávamos enfatizar nosso pioneirismo. Em muitos rincões se tem a ideia de que a certificação por raça começou a poucos anos atrás, como tudo o que foi feito, ao longo de quase 20 anos, no Rio Grande do Sul não tivesse seu valor. Estas pessoas que receberam o reconhecimento da ABHB acreditaram no projeto, e nos auxiliaram a desenvolver algo inédito. Isto não pode ser esquecido?, destacou o dirigente.

Fechar