Luciano Burti fará pit stop na Nacional HB, em maio

 

254012_505287__bg19512
Já provei a Carne Certificada Hereford, foi excelente, umas das carnes mais macias e saborosas que já conheci, admite Burti

Da Espanha para o Alegrete: piloto da Stock Car e comentarista de F-1 pela Globo, Luciano Burti fará um pit stop para lá de inusitado no Rio Grande do Sul em maio. Os amantes da velocidade já devem estar pensando que será para mais uma etapa da Stock Car, modalidade em que o piloto compete. Mas não. Ele virá ao pampa gaúcho para participar da Exposição Nacional Hereford e Braford, que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, em Alegrete.

A palestra motivacional “Grandes Prêmios”, abordando suas experiências na F-1, Ferrari e Globo, poderá ser acompanhada dia 18 de maio, no Parque de Exposições Lauro Dornelles.

Burti iniciou sua carreira no kart em 1991 e após 9 anos chegou a Fórmula 1. Correu pela equipe Jaguar em 2000 e pela Prost GP em 2001. Nesta segunda temporada, sofreu um grave acidente no GP da Bélgica e ficou alguns dias em coma induzido, encerrando naquele momento sua posição de piloto oficial de F-1.27210_566730_rafael_gagliano_24484

Mesmo assim, foi contratado pela Ferrari, sendo o piloto de teste da equipe italiana durante as conquistas em 2002, 2003 e 2004. Em 2005, retornou ao Brasil para competir na Stock Car, categoria onde está até hoje. Burti ainda integra desde 2005 a equipe de comentaristas da Rede Globo. Seu conhecimento técnico e a visão de piloto são os destaques de Luciano, completando o time ao lado do jornalista Reginaldo Leme e do locutor Galvão Bueno.

Pampa Pampiano: Qual a tua relação com o Estado? O circuito da Stock Car geralmente ocorre em Nova Santa Rita, Viamão e Santa Cruz. Já fostes a outros lugares? E ao Alegrete, sabes onde fica?

Luciano Burti: Sempre tive uma boa relação com o Sul. Meu primeiro título importante foi em Florianópolis (SC) e a primeira vitória na Stock Car em Tarumã. Acho que as energias aí são boas pra mim. E não conheço Alegrete, mas será um prazer conhecer essa região no oeste do RS.

Pampa Pampiano: Tens uma vida bem corrida, programada sempre com muita antecedência devido aos compromissos assumidos com a Stock Car e a Rede Globo. Antes de ires para o Alegrete, estarás na Espanha, de onde comentarás mais uma corrida de F-1. Na sequencia, após a palestra, teu destino será Goiânia, para cumprir calendário da Stock Car. Como tem sido esta dinâmica envolvendo F1, Stock Car, família, amigos… Dá tempo para tudo isso?

Luciano Burti: Difícil, mas dá tempo pra tudo e pra todos. O mais importante é o planejamento e a organização. Não adianta eu deixar as coisas pra serem marcadas em cima da hora, não funciona e gera muito stress. Por isso, respeito conforme agendado. E procuro ter o maior tempo disponível com a minha família, mas reconheço que sou ausente em muitos momentos importantes. Aliás, esse é um dos pontos da minha palestra, “Para cada escolha uma renúncia. Para cada sacrifício uma recompensa”. É por aí.

254412_506717__bg25293
A palestra vai falar sobre escolhas e renúncias, sacrifícios e recompensas

Pampa Pampiano: A palestra “Grandes Prêmios” é motivacional e aborda experiências tuas e de outros personagens da F-1, Ferrari e Globo. O que o público presente na Expofeira Nacional de Hereford e Braford poderá esperar desse bate-papo?

Luciano Burti: Acho a minha palestra interessante por que o público depara com algo que não espera. Obviamente as pessoas me conhecem apenas como piloto e comentarista, mas por traz do profissional tem uma estória de uma pessoa comum com bons exemplos de esforço, superação, vitórias, derrotas e muita dedicação.

Pampa Pampiano: Falando um pouco mais sobre a Stock Car, como tu projetas esta nova temporada já que estas com patrocinador novo? O que muda na equipe?

Luciano Burti: Tivemos um 2015 muito difícil, mas no final do ano terminamos muito competitivos. Ganhamos desempenho e atraímos um novo patrocinador que nos proporcionará melhores condições de investimento para a temporada de 2016.

Pampa Pampiano: E a tua preparação física? A Stock Car é uma categoria que exige muito do corpo e da mente, e os pilotos sofrem com o calor. Em comparação com a Fórmula 1, a Stock Car chega a desgastar mais do seu físico?

Luciano Burti: O automobilismo é desgastante, muito mais do que as pessoas imaginam. Na Stock Car o grande desafio é o calor dentro do carro, varia de 50 à 60 graus Celsius, então o piloto bem preparado suporta melhor esse desgaste com menos esforço e menor desidratação. Mas a F-1 o desgaste físico é muito, mas muito, maior para o aeróbico e também para o muscular nas regiões do pescoço, abdômen e ombros. Atualmente trabalho o meu condicionamento físico com o ciclismo, giro aproximadamente 220 km por semana. O legal é que o ciclismo tornou-se o meu hobbie favorito.

262110_534047_rafael_gagliano_23816Pampa Pampiano: E tua alimentação? Sabemos que tua preferência é a comida japonesa, mas tu não negas um churrasco. Sempre que vens a Porto Alegre, procura alguns estabelecimentos que sirvam a carne gaúcha. Já experimentastes a Carne Certificada Hereford alguma vez? Como foi a experiência?

Luciano Burti: Cuido muito da minha alimentação, importante comer de forma controlada e principalmente fracionada. E gosto muito das carnes gaúchas, a churrascaria Komka é um dos meus restaurantes favoritos em POA. E já provei a Carne Certificada Hereford, foi excelente, umas das carnes mais macias e saborosas que já conheci (quero mais…).

Por Tatiana Feldens, reg. prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar