O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Dr Fernando Flores Cardoso, acaba de desembarcar da Nova Zelândia, onde participou de dois importantes eventos internacionais na área de melhoramento genético animal. Destaque para o 11th World Congress on Genetics Applied to Livestock Production (WCGALP), onde apresentou o seu artigo “Tag-SNP selection using Bayesian genome-wide association study for growth and adaptation traits in Hereford and Braford cattle”, que trata da seleção de marcadores moleculares relacionados ao crescimento e adaptação de bovinos Hereford e Braford nos sub-trópicos.
“Participamos do Congresso desde 2002”, informou Cardoso, “e desta vez procuramos dar foco em outras características de adaptação das raças, como pigmentação ocular e comprimento do pelame”, destacou. Uma oportunidade única de discutir com os maiores especialistas mundiais na temática de genética aplicada à produção animal os estudos na área de seleção de bovinos mais adaptados à produção de carne de qualidade nos trópicos e sub-trópicos do Brasil com o uso de ferramentas genômicas.
Conforme ele, pesquisadores do mundo todo têm buscado aderir à adoção da genômica como ferramenta corriqueira de suporte aos programas de seleção com foco na ciência alimentar e na qualidade da carcaça. “Nosso diferencial”, explica, “tem sido essa busca constante pela adaptação das raças aos trópicos, onde o carrapato é prevalente, já que temos uma oportunidade singular de usar as raças nestas regiões do país”.
Outra curiosidade compartilhada por Cardoso diz respeito ao Hereford, raça originária da Inglaterra e uma das mais populares do planeta. Especializada fundamentalmente na produção de carne, figura hoje como a segunda raça mais criada na Nova Zelândia em termos de registro genealógico, sendo largamente utilizada em rebanho leiteiros para produção de animais de corte.
PampaPlus
Realizado entre os dias 11 e 16 de fevereiro, o evento contou ainda com a participação de outro pesquisador parceiro da ABHB. Rodrigo Costa esteve por lá apresentando o trabalho que desenvolveu durante o seu doutorado sanduíche, resultado de um esforço conjunto entre a Universidade Federal de Pelotas, Embrapa Pecuária Sul e criadores das raças Hereford e Braford associados da ABHB.
O projeto apresentado buscou direcionar o melhoramento genético das raças HB que utilizam o PampaPlus através do uso de índices econômicos de seleção, que classificam os melhores animais de acordo com o possível impacto na lucratividade dos rebanhos. O tema já havia sido pauta para artigo publicado por Costa na edição de agosto de 2017 do Informativo Pampa Pampiano. Nele, o pesquisador informa o passo a passo do estudo e os resultados, em breve, estarão disponíveis no PampaPlus.
Trata-se de mais uma ferramenta para os criadores de Hereford e Braford participantes do programa os quais terão o diferencial para promover, nos rebanhos próprios e de seus clientes, ganhos genéticos que maximizem o lucro dos sistemas de produção por meio da seleção.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Com informações da Embrapa Pecuária do Sul
Ascom ABHB