Seis empresas integrantes do projeto de promoção comercial de genética bovina Brazilian Hereford & Braford (BHB) encerraram sua participação na feira colombiana EXPOZEBU com uma expectativa de negócios em torno de US$ 390 mil, a serem concretizados nos próximos 12 meses.
O Projeto BHB, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), esteve representado na EXPOZEBU, em Bogotá, Colômbia, entre os dias 24 e 27 de novembro pelas empresas brasileiras: Agropecuária Santa Ana, Agropecuária Odair Gonzalez, CORT Genética Brasil, Cabanha Pedro Surreaux, Pitang ueira, e Estância Luz de São João.
A agenda dos empresários brasileiros incluiu 22 reuniões com 12 empresas colombianas, dentre elas, Gen Biotec, Embriogen, Alianza Pro Genética/Medellín e Empresa Genética Especial. Também foram iniciados contatos para a realização de programas de intercâmbio entre a ABHB e a ASO Hereford e Braford através de proposta de apoio institucional e técnico a ser operado pelas duas instituições.
Em uma próxima ação de aproximação com o mercado colombiano, o Brazilian Hereford & Braford realiza, em fevereiro de 2011, uma série de visitas de potenciais compradores colombianos a criatórios no sul do país, além de rodadas de negócios com as empresas brasileiras. ?A Colômbia é um importante mercado para material genético bovino e estamos trabalhando para conquistá-lo. A importação de embriões já é adotada no país, o que demonstra maturidade e potencial para negócios neste mercado, vindo de encontro ao que estamos buscando?, avalia o gerente do projeto BHB, Fernando Schwanke.