24/8/2009 – O desembarque dos primeiros animais participantes da Expointer 2009, ocorrido às 6h desta segunda-feira (24/8), no Portão 8 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), foi acompanhado de perto pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seappa), João Carlos Machado. ?Pela qualidade genética que já se vê aqui, teremos uma ótima comercialização. A expectativa é sempre de otimismo e confiança?, disse Machado. O secretário esteve acompanhado pelo presidente da Comissão Executiva da Feira, Antonio Alves, o diretor do Parque, Paulo Demoliner e José Arthur Martins, chefe do Serviço de Exposições e Feiras, da Seappa.
As quatro primeiras admissões foram de exemplares da expositora Maria Aparecida Almeida Cenachi, da Fazenda Santa Marta, de São Borja, com duas fêmeas e dois machos eqüinos da raça crioula. Logo depois, foi a vez de três machos da raça Braford, da pecuarista Ana Maria Ormazabal, da Estância do Sossego, de Uruguaiana e de seis bovinos (três machos e três fêmeas) Braford, do criador Jarbas Arraes Pereira, de Uruguaiana.
Ainda chegaram nas primeiras horas da manhã, 20 cavalos crioulos (um macho e 19 fêmeas para leilão), de Manoel Francisco Zirbes Rodrigues, da Santa Camila, de Barra do Quaraí. <> ?Geralmente chegam os animais de municípios mais distantes, principalmente da região Fronteira-Oeste, na tentativa de garantir uma melhor adaptação às acomodações, ao clima e até ao gosto da água?, observa o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) e médico-veterinário da Seappa, Cláudio Dagoberto Lucas Bueno. De acordo com o diretor, a partir de quarta-feira (26), a chegada dos animais se intensifica no Parque Assis Brasil. ?As equipes sanitárias do DPA se prepararam com 116 funcionários para atender todos expositores, justamente pela importância da Expointer para o Rio Grande do Sul e para o agronegócio brasileiro?, diz Lucas Bueno. ?Mas a intenção é sempre a de melhorar a revisão dos animais nas propriedades, seguindo o Manual de Procedimentos do DPA, como forma de evitar problemas de admissão em Esteio?, destaca o diretor. Até às 16h30min desta segunda-feira, já haviam ingressado 17 ovinos, 43 bovinos de corte e 59 equinos, oriundos principalmente dos municípios de São Borja, Uruguaiana e Viamão, com destaque para a primeira participação internacional, a do cavalo crioulo Hecho a Mano da Recalada, da Cabanha Santa Fé, Taquarembó, Uruguai, que irá competir no Freio de Ouro deste ano, realizado durante a Expointer 2009.
De 24 até dia 28 ingressam os animais de argola. A partir das 14h do dia 29, começam a desembarcar os rústicos, cuja participação este ano será com 1.284 exemplares. No total, serão 5.946 animais na feira, uma vez que os 191 suínos inscritos não participam desta edição.
Em sua 32ª edição internacional, a Expointer 2009, que se realiza de 29 de agosto até seis de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil concentrará as últimas novidades da moderna tecnologia agropecuária e agroindustrial, sendo reconhecida como um dos maiores eventos do mundo em seu gênero, evidenciando o potencial do agronegócio do Rio Grande do Sul.