O mês de abril de 2011 pode ser considerado como um marco para o Programa de Melhoramento Genético das raças Hereford e Braford ? PAMPAPLUS, pois o tradicional criatório uruguaio, Estância La Victória, de Fernando Costa Mattos, aderiu ao Programa tendo 331 animais avaliados pelo inspetor técnico da ABHB Gustavo Isaacsson.
A integração entre as associações de Braford de ambos os países é histórica e tem suas raízes na fundação da Federação Braford do Mercosul (FBM) em 1995. Este é mais um marco de pioneirismo na ação conjunta entre associações de países do bloco, como já o foram por exemplo os congressos mundiais e a I Exposição Braford do Mercosul (ocorrida em Uruguaiana, em 2009). A FBM vem buscando soluções para que as avaliações genéticas permitam que se comparem os animais participantes de diferentes países do bloco ? propiciando o crescimento em conjunto e fortalecendo a raça e o grupo.
Nesta avaliação piloto para o PampaPlus, estiveram acompanhando Isaacsson os técnicos uruguaios Martin Gil, Juan Salvo, e Michel Despaux, aumentando ainda mais a integração entre associações na formação do ?Braford padrão Mercosul?. A entrada do estabelecimento uruguaio como participante do PampaPlus dá peso internacional ao programa, que apesar do pouco tempo de existência já avalia 38 estabelecimentos e aproximadamente 15 mil animais, números em constante crescimento. A possibilidade de comparação direta de dados entre animais de diferentes países do Mercosul firma o PampaPlus como ferramenta de melhoramento importante para o bloco. Informe-se mais a respeito em www.pampaplus.com.br.