PampaPlus encerra 2020 com aumento de 7% no número de animais avaliados

O Programa Oficial de Avaliação Genética (PampaPlus) desenvolvido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Gado de Corte e a Embrapa Pecuária Sul, encerrou 2020 com muitos motivos para comemorar. Isso porque o Programa avaliou mais de 15 mil animais no ano, um crescimento de 7% em relação a 2019.  Do total, 6% foram avaliações de desmame e 1% nos animais sobreano.

Para a coordenadora do PampaPlus, Natacha Lüttjohann, esses resultados foram muito satisfatórios. “Um número muito importante para o PampaPlus, pois, além do aumento no número de avaliações e novos criadores aderindo ao programa, tivemos também usuários destaque nas principais premiações do ano. Esses resultados nos deixam muito felizes e certos que o programa segue firme, rumo ao crescimento”.

Criado em 2008, o programa visa analisar o desempenho genético dos rebanhos a fim de obter animais que tenham melhor desenvolvimento a campo com características que trazem maior rentabilidade ao criador. Em 2020, o PampaPlus disponibilizou sua ferramenta online para todos os sócios da entidade para envios de coberturas e nascimentos.

“No ano de 2020 o PampaPlus completou 12 anos de atuação com essa grande novidade que irá facilitar, ainda mais, o processo de envios de comunicados ao setor de registros”, completou Natacha.

Para avaliar os animais, o Programa utiliza o Índice de Qualificação Genética (IQG) que auxilia no melhoramento genético dos plantéis. Avaliado anualmente pela Associação, o índice foi composto para buscar fêmeas mais férteis e capazes de proporcionar maior ganho de peso a seus filhos. Da mesma forma, serve para indicar machos com bom peso à desmama e ao sobreano, e é a base dos candidatos aptos a receber a dupla marca. Saiba mais sobre o PampaPlus clicando AQUI.

Foto: Murilo Alves

Texto: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar