Desbravar as fronteiras do Rio Grande do Sul, levando conhecimento e genética de alta qualidade produzida pelas raças Hereford e Braford para vários rincões deste nosso imenso Brasil. Este foi o objetivo dos criadores Celso Jaloto, da Estância Luz de São João (São Gabriel-RS) e Mike Barbará, sócio da Agropecuária Santa Ana (Uruguaiana-RS), ambos diretores da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), durante visita na última semana à Fazenda La Aurora, localizada em Campos de Julio, no estado do Mato Grosso, propriedade do criador Diego Parodi.
“Estamos trabalhando neste projeto em comum, realizando visitas às propriedades para conhecer os animais e os tipos de pastagens encontrados por lá. Queremos transferir genética gaúcha para o Mato Grosso, incentivando a produção de touros Braford no Brasil Central”, informou Jaloto.
O projeto começou a ser idealizado em fevereiro, quando ocorreu a primeira visita. Na segunda oportunidade, em maio, foram enviados os primeiros touros e implantados os primeiros embriões em fêmeas da estância La Aurora.
Em outubro, durante os remates oficiais de primavera, foi a vez de o proprietário Diego Parodi vir ao Estado adquirir machos e fêmeas durante os leilões. Agora em novembro, a equipe gaúcha voltou ao Mato Grosso acompanhada de um zootecnista para organizar e selecionar o rebanho da La Aurora, traçando alguns objetivos a curto e médio prazo.
“Com esta visita, buscamos preparar e orientar os vaqueiros (peões), bem como transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre a raça Braford aos funcionários da Fazenda La Aurora. Queremos prepará-los para novas atividades planejadas pela parceria das empresas Fazenda La Aurora, Estância Luz de São João e Agropecuária Santa Ana”, reforçou Jaloto.
As novas atividades já podem ser vislumbradas. A primeira delas diz respeito à realização do primeiro Leilão Visionários do Centro Oeste, marcado para o dia 10 de julho de 2016. A meta, bastante ousada e se enquadra na realidade já vislumbrada na região: uma imensa onda de caras brancas tomando conta do Brasil Central.
“Estamos trabalhando com o objetivo de comercializar 100 touros Braford, mil terneiros e 50 fêmeas. Os criadores visionários da região sabem que a raça tem futuro e muito valor agregado, sem contar a adaptação ao clima e às pastagens. Quem adquirir um exemplar Braford estará adquirindo animais já adaptados ao meio em que irão trabalhar”, completou Jaloto.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB