Cerca de 50 inscritos, entre estudantes, sócios e profissionais do ramo pecuário acompanharam na manhã desta segunda-feira (15), em Alegrete, as palestras de abertura da 15ª edição do Curso de Atualização e Julgamento Dr. Jacob Momm Filho. Realizado tradicionalmente no Casarão do Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, durante a grande programação da Exposição Nacional HB, a atividade concentrou agora pela manhã palestras teóricas do corpo técnico da ABHB, da Embrapa Pecuária Sul e do NESPRO/UFRGS. À tarde novos especialistas vão passar por aqui, para amanhã os alunos mergulharem na parte prática do Curso.
Logo na abertura, a saudação do Gerente de Operações, Felipe Azambuja, que agradeceu a presença de todos. Na sequência, a Med. Vet. Zilah Cheuiche, Superintendente de Registro Genealógico ABHB, que falou sobre as normas e procedimentos do registro genealógico de animais.
Prestigiada pela mestre churrasqueira Elizabeth Schreiner, do grupo nacional As Braseiras, a palestra da Gerente do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas, versou sobre a industrialização da Carne e a Padronização. Conforme a dirigente, qualidade de carne é um conceito subjetivo.
“Diz respeito ao que o consumidor quer comer”. No Chile, por exemplo, segundo ela, a carne é comercializada com apenas 3% de gordura. “Gaúcho jamais aceitaria uma carne assim, portanto, qualidade é atender perfeitamente e com segurança as necessidades do consumidor”, pontuou.
Ainda pela manhã, a Zootec. Bruna Sollero, da Embrapa Pecuária Sul Tecnologias do Pologen, pautou os Testes de Progênie e regras envolvendo a Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, realizada anualmente pela ABHB em parceria com a Embrapa Pecuária Sul. Para finalizar a manhã, o Méd. Vet. Silvio Menegassi, do NESPRO/URGFS, trazendo o que há de novo na avaliação de Touros nos Trópicos.
À tarde, as palestras seguem por aqui, conforme a programação abaixo.
TARDE 13h 30min – Conceitos de seleção de gado de corte – Zootec. Dr. Marcos Yokoo
14h 30min – Benefícios e Ganhos no Cruzamento das raças Hereford e Braford – Adm Felipe Azambuja (Gerente de Operações da ABHB)
15h 30min – Intervalo (15 min)15h 45min – Importância do melhoramento genético através do pampaplus e das provas de avaliação a campo de reprodutores – Méd. Vet. Bruno Teixeira
16h 45min – Importância dos Sistemas de Produção e Desempenho de Animais de Corte –Med. Vet. Joal Brazzale Leal (Embrapa Pecuária Sul)
17h 15min – Origem e características zootécnicas das raças HB – Med. Vet. Emmanuel Cabral (Inspetor Técnico ABHB)
17 h 45 min – Sessão de Perguntas
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Fotos: Katega Vaz, Ana Virgínia Oyarzábal Guterres e Dhésika Vidikin
Ascom ABHB