Ele esteve em praticamente todos os noticiários brasileiros falando sobre a qualidade da carne depois que a Polícia Federal tornou pública em março deste ano a Operação Carne Fraca, deflagrada para combater irregularidades cometidas por fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema de liberação irregular de licenças para frigoríficos. Do site da BBC e programas Entre Aspas, da Globo News, e Fantástico, da Rede Globo, às Revistas Carta Capital e Globo Rural. Lá estava ele, Dr. Pedro Eduardo de Felício, médico veterinário e professor aposentado da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, sendo requisitado a opinar sobre a qualidade da carne brasileira. E na próxima semana ele desembarcará em Alegrete para se unir aos criadores de Hereford e Braford e palestrar durante o Painel de Debates do Sicredi, atividade que compõe a programação oficial da Exposição Nacional de Hereford e Braford.
Com o tema Tópicos da qualidade da carne bovina, Felício irá abordar a situação atual do mercado da carne, destacando as opções de compra que o consumidor brasileiro encontra hoje no mercado varejista. “Nos açougues e supermercados, já está disponível uma variedade de cortes embalados de boa qualidade para o paladar do consumidor exigente. O que acontece hoje, no mercado da carne bovina, é resultado de um século de evolução”, destaca o especialista, ao elencar algumas possíveis razões, como a criação e atuação do SIF – Serviço de Inspeção Federal; formação de uma base genética adaptada ao ambiente tropical; crescente utilização da embalagem a vácuo, e ampla utilização de tecnologia na pecuária a partir do início da estabilização da economia, em 1994.
Conforme o entendimento do especialista, que fez toda a carreira universitária, da Livre-Docência a Titular, como docente de Ciência e Tecnologia de Carnes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), os tipos de carne podem ser agrupados em Extra Premium, Premium, Linha Grill e Carne para o Dia a Dia. “O restante, que é a quase totalidade do que é produzido, não atinge o nível exigido para classificação”, afirma ele.
Alex Lopes, Zootecnista que atua na Scot Consultoria, dividirá o palco de debates com o Dr. Felício. Em pauta, Mercado do Boi Gordo, perspectivas e desafios. “Vamos abordar as estratégias para melhorar a comercialização e o custo para o produtor e sua propriedade, pois o mercado está necessitando de comercialização”, adiantou.
A atividade está programada para quarta-feira, dia 17 de maio, a partir das 18h 30min, no Restaurante do Parque Lauro Dornelles. Em 2016, o Painel de Debates do Sicredi levou para Alegrete o piloto e comentarista de F1 Luciano Burti e o sócio-diretor da Scot Consultoria, Alberto Torres.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Com Dhésika Vidikin
Ascom ABHB