Jornalistas e empresários estrangeiros conheceram o potencial de exportação das raças
O projeto Brazilian Hereford & Braford – BHB, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil e da Associação Brasileira de Hereford e Braford – ABHB, e que tem como o objetivo de promoção comercial internacional da genética destas raças e de produtos afins, está realizando de 08 a 12 deste mês o ?Projeto IMAGEM?, com o objetivo de contribuir principal da construção da imagem do Brasil como grande produtor de Genética Hereford e Braford. Foram convidados jornalistas e empresários dos Países alvo do projeto, que são a China, Paraguai, Uruguai e Rússia. Fazem parte da missão os jornais Última Hora ? Paraguai e Pravda Lusófono ? Montevidéu, a Agência de Notícias Estatal da China, o Canal de Televisão TV Rural do Uruguay, além das maiores empresas compradoras de genética da Rússia, EUROUNION e AGRORESOURS.
A comitiva chegou na última quinta feira, e a noite foi recebida pelo Vice Presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Presidente da FARSUL Dr. Carlos Sperotto e pelo Secretário Adjunto da Agricultura do Estado Gilmar Tietböhl, que deram as boas vindas aos convidados.
Carlos Sperotto apresentou as ações do Sistema FARSUL e salientou que ?também faz parte de nossas ações a recepção a estrangeiros que queiram fazer negócios conosco. Temos produtos com alta qualidade, e devemos apresentá-los ao mundo?. O representante do Governo do Estado, Gilmar Tietbhöl acrescentou que é papel do governo apoiar as iniciativas empresariais de expansão de seus negócios e o negócio ?genética? é importante pela agregação que gera ao setor pecuário.
O gerente executivo do Projeto Brazilian Hereford & Braford Fernando Schwanke apresentou em detalhes o potencial deste setor no Brasil, ressaltando números importantes relacionados aos rebanhos de gado Hereford e Braford e a possibilidade de exortação da genética desta raças. Schwanke salientou que ?após a participação exitosa do projeto na EXPOINTER e na EXPOPRADO ,onde mais de um milhão de dólares em negócios foram gerados, iniciamos uma expansão ao mercado asiático, com a atração das duas maiores empresas importadoras de gado da Rússia. Temos muitas expectativas nesta ação!?.
A FARSUL ofereceu um jantar de boas vindas a delegação estrangeira, e brindes com cachaça brasileira substituíram a famosa Vodka Russa!
Na sexta (09/10) pela manhã, a comitiva foi recebida na Delegacia do Ministério da Agricultura, onde o Médico Veterinário e Chefe do Serviço de Defesa Sanitária Bernardo Todeschini proferiu uma palestra acerca das ações de defesa sanitária animal realizados no Brasil. Para uma ação de venda de genética para a Russia, será necessário um acordo sanitário entre os dois Países. O Bernardo Todeschini disse que acredita ser plenamente viável a confecção deste acordo internacional, e pode seguir os mesmos moldes do acordo firmado com o Canadá.
A programação continuou durante o final de semana, com visitas as estâncias Santa Maria e Guatambu, em Bagé e Dom Pedrito, na EMBRAPA Pecuária Sul e na Exposição Nacional de Hereford e Braford de Bagé.