O auditório lotado nos dois primeiros dias do 3º Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte ? PampaPlus, em Bagé (RS), reafirma a importância do debate em torno do tema melhoramento genético, seu uso e aplicação na produção de gado de corte, em especial nas raças Hereford e Braford. Nesta quinta-feira (24/03), segundo dia do curso, o pesquisador Dr. José Bento Ferraz (USP), tratou sobre a atual situação e avanços em metodologias de avaliação genética animal incorporando informações moleculares às avaliações genéticas. Em seguida foi apresentado o trabalho de pesquisa do Dr. Roberto Torres Júnior, da Embrapa Gado de Corte (MS), sobre o melhoramento animal na era das DEPs (Diferenças Esperadas de Progênies) entendendo conceitos para usar corretamente as informações disponíveis.
O Dr. Fernando Flores Cardoso, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (RS) abordou a definição de objetivos de seleção e desenvolvimento de índices econômicos para o melhoramento de bovinos de corte e introduzindo já o Programa PampaPlus (Programa de Avaliação Genética da ABHB para as Raças Hereford e Braford). Segundo Cardoso, ?este ano o PampaPlus ganhou mais espaço nas discussões durante o Curso, pudemos envolver mais o programa em função do seu crescimento no último ano e o público, apesar de bastante heterogêneo, cooperou com o debate, fazendo bastante questionamentos sobre o tema central, o melhoramento genético?.
A segunda palestra da tarde, foi a do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (RS), Joal Brazzale Leal sobre a Avaliação Zootécnica e Funcional de Bovinos de Corte
Na quarta-feira (23/03) ocorreram as palestras do Dr. Júlio Barcellos (UFRGS) que discorreu sobre a inclusão no melhoramento genético nos sistemas de produção. Logo após, o Dr. Carlos Nabinger (UFRGS) abordou o tema nutrição, tratando de manejo de pastagens e alimentação animal.
O Dr. Luiz Otávio Campos, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS), apontou sobre a contribuição do melhoramento genético no aumento da produtividade e qualidade da pecuária de corte brasileira. Para o pesquisador, o selecionador tem que utilizar programas de melhoramento genético e ter consciência da importância da ferramenta: ?Cada vez mais, o produtor de genética precisa saber se o animal que ele usa está gerando produtos ideais e realmente melhoradores e se este mesmo animal está atendendo ao mercado, aquele produtor que compra genética?, explicou Campos, reforçando que é necessário se acercar de todas as ferramentas que façam o produtor chegar a esse resultado.
Na sexta-feira (25/03), último dia do Curso, haverá a palestra da presidente do Conselho Técnico da ABHB, Thais Bento Pires Lopa, apresentando a ferramenta PampaPlus e logo após os alunos participarão das práticas com a apresentação de animais das raças Hereford e Braford na sede da Embrapa e na Estância Rio Negro em Bagé (RS). Os coordenadores das práticas são, Joal Brazzale Leal e os inspetores técnicos da ABHB, Gustavo Isaacsson e Pedro Brasil.