No primeiro dia da maior Feira Agropecuária da América Latina, o estande da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) sediou a noite de degustação da carne oriunda da cruza do Hereford com o Wagyu, realizada no sábado, 30 de agosto, em Esteio/RS. O casal Ruth Villela de Andrade e Carlos Eduardo Schmidt são proprietários da Estância Los Cardos, localizada em Tietê, interior de São Paulo, lugar onde resolveram unir as qualidades das raças Hereford e Wagyu. A noite de degustação provou que o cruzamento resultou num excelente rendimento de carcaça, com capa de gordura bem distribuída e marmoreio característico da raça Wagyu. Com o ambiente lotado, além da degustação da carne, os anfitriões também ofereceram aos convidados queijos fitos feitos à base de leite de ovinos, feitos pela Ruth e de leite de vacas Normandas feitos por Rosemary Pires, da Agropecuária São Pedro- Alegrete.
Heregyu: mais um cruzamento Hereford que deu certo!
Provando a excelência da genética em bovinos, a raça Hereford possui em seu histórico inúmeros cruzamentos, entre eles, com a raça Wagyu. Este projeto surgiu há três anos, graças a uma parceria com um casal de produtores rurais, Ruth Villela de Andrade e Carlos Eduardo Schmidt, que já possuíam a genética da raça japonesa em sua propriedade na Estância Los Cardos, na cidade de Tiete, interior de São Paulo.
Inovadores e apaixonados pela raça Hereford, adquiriram 20 vaquilhonas na região de Bagé/RS, tarefa realizada pelo técnico da Associação Brasileira de Herford e Braford (ABHB) Ricardo de Souza Lopes que lhe assessorou neste sonho de produzir um meio sangue, batizado como “Heregyu”.
A ABHB através de seu técnico acompanhou este cruzamento desde a seleção de ventres, para garantir que os animais se adaptassem em uma região que, a princípio, não se adaptaria o Hereford. As matrizes foram recepcionadas por um touro da raça Wagyu de criação do casal paulista e, após 90 dias de cobertura, o diagnóstico de gestação foi 100% de prenhez.
Os primeiros “Heregyu” nasceram às vésperas de mais uma Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, em São Paulo, sendo uma vitrine para a comprovação de que o Hereford é a melhor opção em genética para a melhoria de rebanhos. Através de Ruth e Carlos Eduardo o cruzamento mostrou um grande desenvolvimento da raça como, por exemplo, destacado em seus posteriores, no arqueamento de costela e no seu comprimento.
Após o desmame e com 24 meses de idade os animais foram encaminhados para o frigorífico COWPIG, ema Boiatuva, interior de São Paulo, o qual possui organização e foco para a área de carne de qualidade. ‘’O resultado foi uma carne com grande marmoreio e com uma camada de gordura uniforme, provando que o Hereford é a raça para cruzamento, chegando a um rendimento de carcaça entre 58 e 60%’’, destaca Carlos Eduardo.
A Associação Brasileira de Hereford e Braford, assim como seus parceiros, está entusiasmada com este experimento, contatando que a genética Hereford está crescendo cada dia mais em todo o Brasil, aliando excelência genética reprodutiva à garantia de uma carne certificada à mesa dos mais exigentes.