Encerrou ontem (11), na Estância Guatambu, em Dom Pedrito, a 13º Jornada de Atualização Técnica. Organizado pela Superintendência de Registro Genealógico e Conselho Deliberativo Técnico (CDT), da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o evento teve por objetivo balizar e alinhar os critérios de avaliação das raças Hereford e Braford.
Foram dois dias (10 e 11 de novembro) de intensa atividade, entre aulas práticas e teóricas. Conforme Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB, a jornada contou com a participação de 11 inspetores técnicos credenciados pela ABHB, oriundos não só do Rio Grande do Sul, mas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Além das práticas de avaliação racial, a jornada disponibilizou um treinamento do programa de Melhoramento Genético PampaPlus, ministrado pela Coordenadora do programa, Drª Thais Pires Lopa, e pelo Médico Veterinário Bruno Teixeira, integrante da equipe do PampaPlus.
“Destaco o treinamento na seleção de animais e o uso da ferramenta de avaliação do programa de melhoramento genético da ABHB, o PampaPlus”, informou o presidente da CDT, Eduardo Valério Teixeira de Souza.
Conforme ele, a escolha do local (Estância Guatambu) também contribuiu para a boa evolução e prática. “Animais bem separados, estrutura e logística perfeita, sem falar na recepção feita não só pelos proprietários da Guatambu, mas pelo quadro de colaboradores da ABHB”, sintetizou Valério.
Paralelo à jornada, foi realizada mais uma reunião do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, onde foram discutidos diversos assuntos, entre eles as exposições das raças Hereford e Braford e pontos do registro genealógico da ABHB. “Aproveitamos o momento para fazer a reunião. Eventos como estes são fundamentais para o balizamento nos critérios de seleção das raças HB, bem como um fórum para discussão dos caminhos a percorrer”, completou.
Por Dhésika Vidikin, estagiária de jornalismo
Fotos: Ana Virgínia Oyazábal
Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB