A Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford (ABHB) comemora o crescimento de 45,21% na comercialização de sêmen da raça Polled Hereford em 2006 , sendo a que mais cresceu entre as raças Européias (Britânicas e Continentais) e suas sintéticas, dentre as raças que possuem fatias significativas do mercado, segundo os números divulgados no último relatório da Asbia – Associação Brasileira de Inseminação Artificial.
Segundo Fernando Lopa, presidente da ABHB, os números refletem a forte tendência do mercado, já percebida na comercialização de reprodutores em 2006 e de ventres em 2007 e na busca por animais da raça Hereford, principalmente pela sua capacidade de gerar uma carcaça comercial de tamanho adequado, acabada a pasto e com qualidade em cruzamento com qualquer uma das raças de bovinos de corte, No Brasil, o crescimento, num quadro negativo de vendas de sêmen de -8,56%, anima ainda mais os criadores. Houve um aumento significativo nas vendas para o Rio Grande do Sul tanto de reprodutores quanto de sêmen, o que mostra , para Lopa, que o criador gaúcho está sentindo a necessidade de corrigir seu rebanho comercial na busca de carcaças mais adequadas ao mercado de exportação, sendo que essa tendência já se observa, também, em diversos estados do Brasil.
“A tendência é de um incremento maior para 2007”, comenta Lopa. Afirma, ainda, que a ABHB já vem recebendo informações de que novilhos e novilhas resultantes de cruzamentos de Hereford e de Braford em municípios da Bahia, Tocantins, Pará e Mato Grosso estão sendo sobrevalorizados em relação aos demais cruzamentos industriais. Outro fator importante é que as centrais de inseminação estão reforçando suas baterias de touros das raças Hereford e Braford, com aquisições recentes de touros nacionais.
A ABHB está muito animada também com a raça Braford, apesar da queda dos números da venda de sêmen esse ano. “Ano passado houve uma importação muito grande de animais da Argentina e da Austrália, que não ocorreu esse ano, porém o touro Braford de campo em 2006 foi o mais valorizado (em média) do Brasil e o faturamento das vendas dobraram no mesmo ano”, explica Lopa.
“O criador está vendo que não precisa inventar a roda, no mundo todo o Hereford é cruzado com qualquer raça de bovino de corte para melhorar as carcaças dos rebanhos comerciais. Nossos Hereford e Braford são capazes de solucionar o problema de acabamento e tamanho de animais para o abate de qualquer criador, sob as mais diversas condições ambientais, é só experimentar”, acrescenta.