Após nove dias de muito trabalho, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) faz um balanço de suas atividades. No primeiro dia na Expointer (25/08), foi realizada a abertura do 1º Seminário Hereford e Braford “O caminho certo para a melhor produção? , que contou com diversas palestras. No domingo (26), a entidade deu continuidade ao evento, quando os participantes puderam saber mais sobre o tema da ultra-sonografia. No mesmo dia, houve o lançamento do Programa Top Best Beef, lançado pelo Frigorífico Silva.
No dia 27, a Federação Braford do Mercosul, foi recepcionada em almoço no Restaurante Vermelho Grill – instalado no estande da ABHB nesta 30ª Expointer, e, à tarde, reuniu-se com os representantes da Associação Brasileira para tratar da 1ª exposição Internacional Braford, agendada
para março de 2009, em Santana do Livramento (RS). À noite, a ABHB homenageou o fundador e ex-diretor da Estação de pesquisas da Merck Sharp & Dohme para a América do Sul, Ney Kramer do Amaral, que também integrou o quadro de palestras do ciclo que compôs o Seminário HB. A homenagem foi uma iniciativa fantástica, com o lançamento da cartilha “Anda tudo virado nesse Rio Grande”, que relata de forma criativa os resultados do estudo do especialista. Também neste dia, foi apresentada a palestra “Características de frigorífico, de carcaça e da carne Hereford e Braford”,
que esteve a cargo do Frigorífico Silva.
Na manhã da terça – feira (28), durante o julgamento de animais Hereford e Braford argola fêmeas, a Associação recebeu, em pista, a visita do Secretário da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado. À tarde, o julgamento de animais prosseguiu com a avaliação dos machos Hereford e Braford. Foram mais de 120 animais, o que é considerado o recorde das raças na Feira. O público também superou as expectativas e lotou as arquibancadas e arredores da pista.
O estímulo à cultura também é marca da entidade, que proporcionou, novamente, a todos os associados e convidados o talento do grande artista argentino José Acuña. Presente em todos os dias da mostra, Acuña é sucesso absoluto e, prova disto, foi o assédio que recebeu da mídia que esteve em peso acompanhando as atividades da ABHB. Outra atividade artística foi a realização do Sarau do NFOHB, que apresentou a obra “Martín Fierro”.
Na quarta – feira (28), ainda dentro da programação do Seminário, foi apresentada a palestra que teve como tema principal “Melhoramento Genético Animal”. Já “Rastreabilidade e Certificação” foi a pauta de quinta – feira, 29. Também neste dia, aconteceu o julgamento de animais rústicos, quando foram avaliados mais de 200 animais, que comprovaram toda a grandiosidade do evento. Foi, realizado, ainda, o 2º Leilão “Prime HB”, remate de animais de elite, que comercializou cerca de 230 mil, tendo como destaque a venda de 50% do touro Grande Campeão Braford, Jakão, de Jarbas Arraes Pereira. A ABHB promoveu o 9º Concurso Jurado Jovem, que contou com a participação de cerca de 35 concorrentes e com a orientação técnica do Presidente da Canadian Hereford Association, Byron Templeton. À noite foi realizada a última atividade do Seminário HB, quando foi apresentado um painel, que teve como tema o “Mercado da Carne Bovina”, e contou com duas palestras e convidados para o debate.