Durante a cerimônia de entrega de prêmios da Exposição que comemorou o Centenário da Raça Hereford no Brasil, em Bagé, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) firmou convênio para avaliação do desempenho reprodutivo de crescimento e de produção de carne da raça Hereford no ambiente dos Campos Sulbrasileiros com a Embrapa Pecuária Sul (Bagé).
Segundo Roberto Collares, Chefe do Centro de Pesquisa, o projeto faz parte do projeto nacional da Embrapa, que visa buscar estratégias genéticas para melhoria da eficiência de produção e da qualidade da carne bovina no Brasil. “A contribuição da ABHB para o projeto é de suma importância, pois nos propiciará os ventres necessários para a realização da pesquisa e ainda a ampliação do rebanho de pesquisa Hereford e Braford registrado do nosso centro”, afirma Collares.
A condução das pesquisas ficará a cargo do pesquisador Fernando Flores Cardoso, Médico Veterinário, M.S. e Ph.D. em Genética e Melhoramento Animal . “A pesquisa busca avaliar os resultados obtidos em cruzamentos da raça Hereford com outras raças de bovinos de corte, visando otimizar o desempenho materno e reprodutivo de vacas de corte e a produção de carne de qualidade na região sul em diversos ambientes de produção.”, explica Cardoso.
O convênio tem como objetivo, também, a seleção e o acompanhamento de unidades produtivas de pecuaristas de base familiar que receberão e utilizarão, como forma de transferência de tecnologia, sêmen e/ou reprodutores registrados para melhoria de seus rebanhos de cria e, ainda, a realização de Testes de Avaliação de Reprodutores Hereford e Braford.
A assinatura deste convênio de parceria tecnológica soma-se a outros convênios que a ABHB vem firmando com entidades de pesquisa públicas e privadas, fazendo parte do plano estratégico de fomento a pesquisa com as raças Hereford e Braford. “A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento da pecuária de corte no Brasil. A chave do sucesso para nos mantermos com rentabilidade na atividade pecuária é conhecer as potencialidades das nossas raças. Ou seja, conhecer como e onde usar nossos Hereford e Braford”, afirma Fernando Lopa, presidente da ABHB.