O último sábado, dia 22 de abril, foi um dia cheio para os proprietários da Fazenda Sucupira, Fátima, Henrique e Ademir Cenci. É que eles abriram as porteiras da propriedade localizada no município de Arinos-MG, próximo à divisa com o Estado de Goiás, para mais um Dia de Campo, a 3ª edição.
Com a presença de muitos interessados, cerca de 300 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e profissionais ligados à agropecuária, oriundos do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e até mesmo da Venezuela, foram apresentados na oportunidade os touros e as fêmeas Braford que serão comercializados no 3º Leilão Braford Tropical – Genética Adaptada, programado para a AgroBrasília, dia 19 de maio, às 14 horas, um evento oficializado pela ABHB.
Trata-se de uma parceria da Fazenda Sucupira com a Agropecuária Santa Ana, de Miguel Bitencourt Barbará (Uruguaiana-RS), e a Estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila Junior (São Gabriel-RS).
Além de evidenciar toda a qualidade genética da raça Braford, e sua capacidade de se adaptar ao clima quente e seco do cerrado brasileiro, a atividade proporcionou uma palestra com Prof. Dr. Moacyr Corsi sobre manejo de pasto e genética adaptada para a região de cerrado.
“Enfoque técnico, onde ele procurou abordar os aspectos econômicos da pecuária, comparando a atividade com a agricultura, principalmente com a soja. Bateu muito na tecla de que a pecuária pode ser muito lucrativa ou talvez até mais lucrativa do que a soja usando tecnologia e investimento”, afirmou Ademir Cenci.
Seis piquetes foram organizados no local, entre eles espaços com demonstração de Vacas Nelores cobertas de Braford através de Monta Natural; Vacas Nelore inseminadas de Hereford e Vacas meio sangue F1 Angus cobertas de Braford. Teve também espaço com vacas receptoras de animais Braford 3/8, plantel de doadoras e animais de 14 meses prenhes e animais de 28 meses prenhes com cria ao pé, além de demonstrativo de cultivares de capim adaptados para as regiões de clima tropical, estandes com manejo e adubação de solo.
Após todos os esclarecimentos técnicos, foi servido um almoço com Carne Braford. “Ficamos muito satisfeitos com a realização do Dia de Campo. Estamos há cerca de 200 km das principais cidades que são a origem do público que nos visitou e mesmo assim estava lotado. As pessoas que vieram até aqui estavam dispostas a fazer este deslocamento, pois sabiam que encontrariam um produto diferenciado. Nos trouxe uma excelente perspectiva para o leilão”, completou.
Os organizadores esperam boas médias e pista limpa para o próximo dia 19 de maio devido à intensa procura de produtores de São Paulo, Goiás e Tocantins.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB