Raça Braford está adaptada ao calor, antecipa estudo da NESPRO/UFRGS

Braford

Desde 2012, em colaboração com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS (NESPRO) vem desenvolvendo um projeto com o objetivo de avaliar as condições reprodutivas e os fatores ambientais que possam afetar a fertilidade de reprodutores, entre eles os da raça Braford, nas regiões subtropicais e tropicais brasileira. Na fase final do estudo, o coordenador do NESPRO, Prof. Dr. Júlio Barcellos, antecipou o seu veredicto: “a raça Braford está adaptada ao calor”.

Segundo ele, os resultados já eram esperados pelos pesquisadores e criadores. “Estamos validando cientificamente o que já sabíamos. Esta credibilidade científica, adquirida através de metodologia adequada, irá facilitar ainda mais o trabalho do pecuarista”, reforçou.

A parceria com a ABHB garantiu ao Núcleo não apenas aporte financeiro – destinando anualmente recursos oriundos das receitas obtidas com o programa Carne Certificada Hereford -, mas direcionamento para a pesquisa intitulada “Avaliação da fertilidade de touros em regiões tropicais e subtropicais sob o estresse térmico ambiental e suas consequências na qualidade seminal”, na medida em que a ABHB organiza toda a operação logística das viagens, desde o acerto com o associado e a propriedade que receberá os pesquisadores, bem com a reserva das passagens aos mesmos. “Sem esta parceria os estudos seriam dificultados”, opinou Barcellos.

Nespro_RioVerde
Silvio Menegassi (NESPRO/UFRGS), Celso Koetz Jr. (NESPRO/UFRGS), Márcio Gianordoli Gomes (UFT) e Gabriel R. Pereira (NESPRO/UFRGS) durante a última coleta de dados em Rio Verde. Divulgação: NESPRO

A pesquisa já passou pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Tocantins, chegando agora a Goiás. “Ainda no mês de outubro os pesquisadores Gabriel Pereira, Silvio Menegassi e Celso Koetz Jr. estiveram na Fazenda Querência, em Rio Verde, do Dr. Fernando Fonseca, coletando dados e analisando os exemplares. Semana que vem estaremos por lá novamente, quando nossos pesquisadores devem realizar a última coleta de dados de reprodutores Braford em Goiás”, informou.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar