Genética Hereford Brasileira Para a Rússia

Genética Hereford e Braford do Brasil está mais perto da Rússia, diz ministro da Agricultura a presidentes da ABHB e da Farsul, em Brasília

O Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou que o MAPA vai agilizar as tratativas para concluir o acordo de homologação dos Certificados Sanitários Internacionais que vão permitir a exportação de material genético bovino (sêmen, embriões, reprodutores e matrizes) para a Rússia, ainda este ano. Em reunião realizada em Brasília, esta semana, ressaltou que vai enviar uma missão especial àquele país para discutir exclusivamente o assunto. Participaram d o encontro o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Fernando Lopa, o presidente e o vice-presidente da Farsul, Carlos Sperotto e Gedeão Pereira.

Segundo o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o resultado dessa reunião é mais um importante passo dado em direção da conquista de mercados internacionais, possibilitando ao mundo conhecer e adquirir a genética brasileira das raças Hereford e Braford. Em 03 de fevereiro, Lopa e Gedeão estiveram reunidos com técnicos do Departamento de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura para repassar todos os questionamentos sobre os certificados sanitários para exportação para a Rússia e a Colômbia.

Através do projeto de promoção comercial Brazilian Hereford & Braford, realizado pela ABHB em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), abriu-se um mercado internacional para a exportação de genética das raças Hereford e Braford e a Rússia é um dos países trabalhados. Em 2010 um grupo de empresários e criadores brasileiros estiveram na Rússia onde visitaram criatórios e fizeram importantes contatos com representantes governamentais, empresários e associações de produtores. Ficaram definidas várias ações no âmbito comercial, institucional e de transferência de tecnologia, como a possibilidade da montagem de uma joint venture entre uma empresa brasileira e uma russa, para a implantação de uma central de biotecnologia naquele país, além das perspectivas de exportação de sêmen, embriões, reprodutores e ventres.

Em janeiro deste ano, o representante de um grande grupo empresarial russo esteve no Brasil onde visitou diversos criatórios brasileiros e conheceu importantes trabalhos de pesquisa e de melhoramento genético das raças, mostrando interesse imediato na aquisição de material genético brasileiro.

Veja a matéria do Canal Rural sobre a visita dos Russos

Fechar