A superintendente de registros genealógicos da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Magali Moura, palestrou no último dia 20 (sexta-feira) em um dia de campo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria, através de seu Laboratório de Bovinocultura de Corte para a apresentação dos resultados parciais do estudo de ?Desempenho de Terneiros composição Braford 3/8 em Tifton 85.
Tendo o início das palestras no Auditório Flavio Miguel Schneider, no Centro de Ciências Rurais do Campus da UFSM ? Santa Maria/RS, a superintendente apresentou a ABHB e seus projetos para os cerca de 150 participantes, entre estudantes, criadores e professores da entidade.
Foram apresentados aos participantes, além dos programas da ABHB como o Carne Certificada Pampa® e o Projeto Brazilian Hereford & Braford (parceria entre ABHB e Apex-Brasil), os números do registro genealógico das raças Hereford e Braford.
-?A participação da ABHB neste dia de campo foi de suma importância para levarmos aos participantes o que é e o que faz a associação. Alem dos programas e dados de registro, durante a palestra foi mostrado como proceder para começar um rebanho registrado, sendo que após o ciclo de palestras alguns criadores interessados em criar as Raças Herefords e Braford me procuraram para saber mais detalhes sobre como se tornarem sócios e também sobre o nosso corpo técnico?, disse Magali Moura.
A respeito dos animais, a superintendente acrescenta: ?Mesmo tendo passado por um período de seca e estando em local de pouco sombreamento, os animais do experimento tiveram ótima adaptação e encontram-se em excelentes condições, mostrando a alta rusticidade e fácil adaptabilidade, característica na composição Braford?.
O coordenador do estudo, Luiz Ângelo Damian Pizzuti, doutorando em Produção Animal pela UFSM conta que a parceria da ABHB é fundamental para o estudo, que tem, entre seus objetivos, mostrar a capacidade de desenvolvimento de animais cruza entre touros Braford e vacas comerciais em pastagem Tifton 85, utilizada em grande escala em gado leiteiro.
-?A parceria da ABHB conosco é fundamental para o estudo, que tem mostrado resultados excelentes. Tive a sorte de entrar em contato com o presidente da associação, Fernando Lopa, o qual prontamente fechou a parceria para o estudo?.
Ainda segundo Pizzuti, o estudo vem superando as expectativas.
-? Eu não esperava um ganho diário de peso como os que estamos vendo. O ganho diário de peso, em média, ultrapassa 1kg. O desempenho dos animais está se mostrando economicamente favorável ao produtor?, comemora o pesquisador.
Logo após as palestras, que contaram também com o Méd. Veterinário Jerônimo Barbosa Marin, sobre ?Programas Sanitários em Bovinos de Corte?, os participantes foram levados até a área experimental para visualizar os animais e discutir os resultados do estudo.