Os membros da Federação Braford do Mercosul, presidida pelo Brasil, estiveram reunidos no último dia 14 de março, no Paraguai. O encontro aconteceu durante a 11° Expo Nacional Braford, em Assunção, e reuniu representantes da Associação Braford da Argentina, Alberto Colombres Garmendia e Gustavo Cócaro, Associação Brasileira de Hereford e Braford, CEO Fernando Lopa, Associação Paraguaia de Criadores de Braford, Miguel Solís e Silvio Ferrario, e Sociedade de Criadores de Braford do Uruguai, Guzmán Vergara Larrechea.
Em pauta, a participação da FBM no Congresso Mundial 2018, em Houston, e a realização da 2ª Exposição Braford do Mercosul, que será realizada em maio de 2016, em Corrientes, na Argentina.
No que se refere à Exposição Braford do Mercosul, a partir de abril será iniciada, pelas associações integrantes da Federação, a divulgação das atividades que ocorrerão entre 30/05 e 03/06, como palestras, visitas a propriedades, julgamentos e eventos de confraternização entre os criadores dos diversos países. Na ocasião, Lopa formalizou a não participação dos animais brasileiros na mostra devido impedimento comunicado pelo MAPA, que informou que o Brasil não cumpre com os requisitos sanitários necessários para a exportação de bovinos à Argentina, mesmo que temporariamente. De toda a maneira, o país se fará presente com uma delegação e com estande na exposição. São esperados 450 animais argentinos e paraguaios na mostra.
A Federação Braford do Mercosul foi criada em 1995 e tem por objetivo aumentar a integração entre os criadores da raça Braford no Mercosul. Para tanto, o grupo também discutiu a participação em bloco no Congresso Mundial 2018, que será realizado em Houston, nos Estados Unidos. Ideia é posicionar a FBM como o principal polo produtor de genética Braford no mundo. A próxima reunião da FBM será realizada em Corrientes no dia 2 de junho, às 18 horas. Também ficou agendado encontro durante a Expointer, em Esteio (RS) no dia 29 de agosto.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB