O procedimento pioneiro no Estado foi realizado no final de dezembro de 2013, na sede da Fazenda Brasil, do criador Alexandre Ferrari , instalada no município de Porto Nacional, na região central de Tocantins. O administrador Cesar Murilo Serpa, que utiliza sêmen de touros Hereford sobre vacas Nelore há mais de um ano, aposta na expansão do Braford. ?Nesta primeira etapa foram implantados 51 embriões, e pretendemos realizar mais duas aspirações entre janeiro e fevereiro. O objetivo é totalizar aproximadamente 100 prenhezes?, explica.
Serpa revela que os animais meio sangue Hereford nascidos no criatório se mostraram adaptados ao clima tropical da região, mantendo características da raça, como a funcionalidade, precocidade, acabamento e facilidade de manejo. Com isso, eles começam a oferecer bons frutos. ?Os exemplares são sucesso de vendas, com valorização de 30% em relação aos bezerros brancos?, conta.
O administrador explica que o desempenho dos touros Braford adquiridos no leilão da Pitangueira, em Rondonópolis (MT), foi decisivo para o novo projeto – que conta com o apoio do grupo Pitangueira, e do Bio laboratório, responsável pela produção dos embriões. ?A coordenação do médico veterinário Lutero Eduardo dos Reis, a colaboração do zootecnista Willian Batista, e a assistência do técnico da ABHB Eduardo Peixoto também são fundamentais?, pondera, ao destacar que a intenção é criar condições para produzir touros destinados ao mercado de Tocantins.