Buscando sempre dar suporte e visibilidade à produção pecuária no Rio Grande do Sul, diretores da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) acompanharam hoje (23) o Dia de Campo da Estância Luz de São João, de São Gabriel. Esta é a quarta edição da jornada, que tem por objetivo prestar orientações técnicas aos produtores de genética e cabanheiros da região.
Conforme um dos responsáveis pela atividade, Celso Jaloto Avila Júnior, a troca de informações é essencial para atender as especificidades de cada produtor. “Buscamos promover um encontro de vários produtores e cabanheiros, associados ou não, onde pudéssemos salientar a nossa experiência na escolha de um bom touro para um rebanho”, explica Celso.
A atividade, realizada anualmente, também tem por objetivo mostrar o que há de melhor na genética da Estância. “Trata-se de uma mostra dos animais que irão ao 6º Leilão Genética Reunida, evento oficial da ABHB, no dia 8 de outubro durante a 81ª Expofeira Agropecuária de São Gabriel”, informa Jaloto. Na oportunidade, serão ofertados 40 touros e 70 fêmeas, entre terneiras, novilhas e vacas. A Feira acontece entre os dias 1º e 13 de outubro, no parque de exposições da cidade.
Brasil Central
O dia também contou com palestra do médico veterinário e professor doutor da UFRGS – NESPRO, Silvio Menegassi. Na oportunidade, ele apresentou pesquisa de sua autoria sobre aspectos reprodutivos e a adaptabilidade do Braford no Brasil central.
Por Tatiana Feldens reg. Prof. 13654
Fotos: Katega Vaz
Ascom ABHB