O estande da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na 42ª Expointer foi palco na última segunda-feira (26) para a reunião anual do Programa de Avaliação Genética Oficial da entidade. Realizado em parceria com a Embrapa, a atividade atraiu dezenas de criadores, que esclareceram dúvidas e interagiram com os responsáveis pelo Programa.
“Foi uma reunião técnica para definirmos algumas adequações no sistema PampaPlus Net. Apresentamos também os ganhos genéticos do programa, as evoluções e o que vamos melhorar. Além de ouvir as solicitações e sugestões dos criadores para melhorar a ferramenta”, afirmou a Coordenadora do programa e Superintendente do Registro Genealógico da ABHB, Zilah Cheuiche.
Na oportunidade foi apresentado as tendências genéticas do Sumário de Touros PampaPlus 2019, o início dos envios das avaliações por mãe/cobrança por número de matrizes, ajuste das datas de envio de avaliações de desmama e sobreano e definição da próxima Capacitação de Avaliadores.
“Estamos trazendo novidades para incrementar o Programa, uma delas é a avaliação de facilidade de parto. Falamos também na questão da ultrassonografia e o controle completo do rebanho a partir das fêmeas”, afirmou o chefe de pesquisas da Entidade, Fernando Cardoso, coordenador do PampaPlus pela Embrapa.
Conforme ele, o PampaPlus passa a controlar o rebanho de forma geral, observando reprodução, crescimento, características raciais e ultrassonografia. “Com isso vamos conseguir ter um índice bioeconomico para todo o sistema de produção de uma propriedade, além do proprietário do touro observar o valor em reais de quanto ele agrega no lucro de seu criatório”, explica Cardoso.
Participaram na reunião o presidente da ABHB, Luciano Dornelles, acompanhado do diretor administrativo, Eduardo Soares, além do presidente do Conselho Deliberativo Técnico, Aldo Tavares, e da Superintendente do Setor de Registro Genealógico, Zilah Cheuiche.
Fotos: Ana Virginia
Texto: Dhésika Vidikin, reg. prof. 19.647
Ascom ABHB