Foram 10 dias de trabalho intenso da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) na Expointer 2006. Desde o dia 24 de agosto a equipe da Associação já estava em Esteio preparando o estande para receber os sócios e convidados.
Nos primeiros dias da feira a ABHB reuniu no novo espaço do seu estande os sócios e convidados no “Jantar das Marcas” . Foi o primeiro evento de confraternização da feira e a participação de mais de 90 associados e seus familiares num clima de alegria, descontração e motivação.
Na terça-feira, dia 29, começaram os julgamentos. Os jurados Fernando de Faria Corrêa e Alberto Micoud avaliaram os animais à galpão em uma das pistas centrais do Parque Assis Brasil. O julgamento foi acompanhado por criadores, jovens e pela imprensa do Estado. Na quarta-feira foi o dia do julgamento dos rústicos, também acompanhado por quase 200 pessoas nas arquibancadas da Pista 20. O dia era de grande expectativa, já que a partir dás 17h30 aconteceria o Leilão Prime HB.
Trajano Silva, ABHB e a parceria dos criadores fizeram do Prime HB um marco. Total de vendas de mais de R$ 154 mil. Ao vivo, para todo o Brasil, via AgroCanal.
À noite a entrega de prêmios reuniu autoridades e criadores no estande da Associação. A presença do Governador do Estado, Germano Rigotto, que comparou a nova varanda paronâmica da sede da ABHB com as famosas varandas de “New Orleans”, o ator global José de Abreu e o Ex-ministro Pratini de Moraes, foram alguns dos destaques. Ainda visitaram o estande da Associação durante a Expointer o presidente da Canadian Western Agribition, a principal exposição agropecuária do Canadá, Herb McLane (28/08) e o Embaixador do Canadá no Brasil Guillermo E. Rishchynski (31/08), ambos sendo recebidos com um almoço na companhia do presidente Fernando Lopa e de sócios da ABHB.
Na quinta-feira, dia 31, foi dia de investir no futuro. Jovens a partir de 11 anos participaram do tradicional concurso Jurado Jovem. Foram 17 jovens participantes, que ouviram explicações e avaliaram animais Hereford e Braford e puderam comparar suas avaliações com ao jurado Canadense Aaron Grant, convidado para ministrar o curso. Os campeões serão indicados para estágios no Brasil e no Exterior, mas além disso, a ABHB reforça o seu compromisso com o futuro.
Por seu espaço amplo e boa estrutura, o estande da ABHB abrigou diversos encontros. Os núcleos reuniram-se na terça-feira, em coquetel para mais de 100 pessoas, quando foi criado o Núcleo do Pampa de Hereford e Braford, abrangendo Santana do Livramento e Rosário do Sul. Durante a semana ainda houveram outros encontros no estande, entre eles o dos Presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, da Federação Braford do Mercosul e o da diretoria da Federarroz, palestras da Carne Pampa, do Programa de Melhoramento Genético Bovino (Promebo) , do Programa Bioma Pampa (PUC-RS), o Leilão de Prataria Gaucha e os jantares da Confraria do Cordeiro e dos parceiros do Programa Carne Pampa.
Terminada mais uma Expointer, a Associação Brasileira de Hereford e Braford volta suas atenções às feiras de primavera, que começam em outubro. Entre elas a 1ª Exposição Nacional Hereford, que acontecerá em Bagé, a partir do dia 10. O evento comemora os 100 anos da chegada do primeiro animal Hereford registrado no País.
O presidente da ABHB, Fernando Lopa, avalia o trabalho da ABHB, participação dos associados, e resultados obtidos na Expointer:
“Como previamos, esta Expointer foi um marco para nossa Associação, nosso estande se manteve sempre movimentado, e o mais importante, com intensa participação dos nossos associados em todas as atividades. As raças fizeram uma brilhante mostra, exibindo todo o potencial genético de nossos animais, rústicos e de argola. Nosso leilão Prime HB, foi um sucesso, com médias elevadas em 35% em relação ao ano passado, o que sinaliza a valorização já esperada das raças Hereford e Braford. Enfim, iniciamos um projeto grandioso, e nessa Expointer, demos uma mostra da união de nossos associados em prol de um objetivo comum: a conquista definitiva do mercado de carne de qualidade.”