Do pasto ao prato: Estância Guatambu proporciona almoço harmonizado com vista para o Pampa Gaúcho

IMG_8349“O banquete era familiar, caloroso e aconchegante. Parecia que estávamos no quintal de casa”. Essa foi a sensação que a produtora de cinema Carla Pfeifer teve ao desfrutar da programação realizada pela Vinícola Guatambu, em Dom Pedrito, no último sábado (30). Porto-alegrense, viajou cerca de 500 quilômetros para participar da atividade. Assim como Carla, dezenas de pessoas eram esperadas a partir das 10:30 pela família Pötter para conhecer as dependências da Estância e da Vinícola Guatambu.

IMG_8341Contando com administração familiar e visando diversificar seus produtos, a Estância Guatambu, referência pecuária das raças Hereford e Braford, promoveu, em comemoração ao início da Vindima, passeio pelos vinhedos, com colheita das uvas Chardonnay e Pinot Noir, e participação no processamento das primeiras frutas da safra, incluindo os processos de desengace e prensagem, para obtenção do mosto para elaboração do espumante. O público também integrou o tour pelas outras instalações da vinícola, como laboratório e as caves, acompanhando todo o processo do vinho até seu envase.

Às 12h30, o momento mais esperado: o almoço com o que a região do pampa tem de melhor em termos de culinária: parrila de carne de cordeiro e entrecot de Carne Certificada Hereford com sabor e maciez únicos produzida pela Estância Guatambu, harmonizados com vinhos e espumantes locais. Os convidados foram carinhosamente recepcionados e direcionados pelas irmãs Isadora e Gabriela Hermann Pötter. Além da refeição completa, uma vista deslumbrante para o campo com a produção pecuária de animais Hereford e Braford da família.

“São cerca de 6 mil e 400 animais aqui na propriedade”, informou, com um vasto sorriso no rosto, Valter Pötter, proprietário e patriarca da família. Alguns deles, entre vacas e bezerros, muito próximos aos turistas, que acompanharam de perto a qualidade e a docilidade das raças Hereford e Braford.

Valter Pötter ao fundo, observa os animais

A parrilla, comandada por ele, estava repleta das melhores carnes. “Como uma boa apreciadora de carne, achei a experiência única, com certeza é o tipo de carne que irei procurar daqui pra frente: macia, suculenta, sabor sem igual”, pontuou Carla.

A carioca Elen Botelho também estava impressionada com a qualidade. “Carioca não gosta de gordura. Nosso churrasco é completamente diferente, usamos carnes pequenas e sem gordura. Mas essa aqui passa despercebida. Aliás, é ela quem dá sabor à carne. Virou referência de qualidade”, sustentou.

Orgia gastronômica

IMG_8354
Na foto, Rodrigo Ferrugem Cardoso, Carla Pfeifer, Elen Botelho, Eduardo Brod Mendez e Tatiana Feldens

O evento impressionava a cada detalhe. Do anel que envolvia o guardanapo à quantidade de taças nas mesas: o cenário dava a dimensão do que seria ofertado do dia, em um ambiente que uniu as relíquias da Campanha gaúcha ao conforto e estilo, com uma vista panorâmica para o pampa. Os pratos eram harmonizados com os espumantes Brut Rosé (vencedor de Medalha de Ouro Duplo em 2014 na Argentina) e Poesia do Pampa Brut, e os vinhos Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon e Tannat, além do premiado vinho ícone da vinícola, Épico, Grande Campeão de 2015 do Anuário de Vinhos do Brasil.

“Melhor experiência que já tive com Carne Hereford”, reconheceu Rodrigo Ferrugem Cardoso, natural de Porto Alegre, atualmente residindo em Bagé. “Ela está suculenta, tenra e muito saborosa. Parabéns ao parrileiro, o preparo conta muito, também”, observou.

O psicanalista Eduardo Brod Mendez, de Pelotas, fez questão de elogiar a atmosfera do lugar e a qualidade da carne antes de embarcar no ônibus que o levaria ainda para outra atividade, em Pinheiro Machado. “A carne? Estava impecável, macia e suculenta. Muito superiores as que compramos no supermercado”, disse ele, ao finalizar o último gole de vinho Épico, grande sensação entre as bebidas.

A Estância fica localizada na BR 293, KM 265, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha. Visitas podem ser agendadas pelos telefones (53)3243.3295 – (53)9971.9473 ou através do Email: [email protected]

Texto e Fotos: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe um comentário

Fechar