Faltando um pouco mais de dois meses para o início da 40ª Expointer, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) já definiu os jurados que avaliarão as raças em 2017. No Hereford, a Mostra contará com a apreciação do técnico Pedro Brasil, que soma mais de 50 anos de experiência na raça. Para o Braford, o jurado escolhido será o Inspetor Técnico credenciado pela ABHB Luiz Rafael Lagreca, há 32 anos trabalhando com a Entidade.
“Dois profissionais ímpares para a nossa Entidade, responsáveis por desenvolver há anos um grande trabalho em prol do Hereford e do Braford, promovendo não só o crescimento das raças, como também o fomento da pecuária brasileira”, informou Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB. O processo iniciou pelos Núcleos Regionais, que indicaram sugestões ao Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Entidade, que por sua vez realizou votação entre os membros e encaminhou os nomes para apreciação final da ABHB.
Raça Hereford
Trata-se da segunda vez que o Dr. Pedro Brasil irá avaliar a raça Hereford em uma edição da Expointer. “Como técnico, é uma realização profissional receber esta deferência dos criadores e da Entidade”, agradeceu ele ao informar que buscará nos exemplares avaliados as condições raciais intrínsecas do Hereford, conhecido pela sua eficiência na produção a pasto e pelo sabor e maciez de sua carne, sem deixar de considerara a adaptabilidade aos mais diversos ambientes, docilidade de manejo e alta longevidade.
Os reprodutores possuem alto libido e excelente aproveitamento no salto, têm esqueleto forte, boa massa muscular e andar desenvolto com passadas equilibradas. “Estarei buscando animais carniceiros, sempre procurando olhar em um touro as condições de produção. Nos novilhos, a alta capacidade de ganho de peso e carcaças de elevado rendimento”. Para obter isso, explica Brasil, os animais precisam obedecer ao conceito de “Bosman”, ou seja, “o touro precisa ser grande sem ser grande”.
O especialista julgará, também, a capacidade dos reprodutores em cobrir vacas, bem como a integridade dos órgãos genitais. Nas fêmeas, procurará exemplares que demonstrarem alta capacidade de aleitamento e feminilidade.
Raça Braford
Aclamado entre os criadores, Luiz Rafael Lagreca está lisonjeado em poder contribuir em mais importante momento. “Meu carinho e agradecimento aos criadores que me escolheram. Tenho um amor especial pela família ABHB”.
As mais de três décadas atuando como Inspetor Técnico conferiram a Lagreca sabedoria única na raça, conhecida por reunir em um só animal a fertilidade, habilidade materna, precocidade, bom temperamento, volume e qualidade da carne do Hereford com a capacidade de adaptação aos trópicos, resistência aos ectoparasitas e as altas temperaturas, rusticidade e rendimento de carcaça dos zebuínos, além do benefício indiscutível da heterose, que qualifica ainda mais sua carne.
O macho Braford é extremamente fértil, viril e precoce, adaptando-se muito bem às condições de reprodução a campo. Detentor de excepcional massa muscular; é incomparável na missão de produzir bezerros.
“Vou procurar direcionar o Braford para produção, através da seleção fenotípica. Buscaremos animais produtivos, com acabamento e bons índices.”. Nas fêmeas, avaliará a capacidade de produção de terneiros. “Não quero musculosidade nas fêmeas. Vamos buscar animais com bons aparelhos mamários”.
Na sua 40º edição, a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários acontece neste ano entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro, no tradicional Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB