No último final de semana o auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi o palco do 4º Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte ? PampaPlus/Embrapa.
O curso, realizado anualmente pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO ? UFRGS), visa divulgar as tecnologias modernas de melhoramento genético em bovinos de corte e demonstrar como a utilização do Programa Oficial de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford ? PampaPlus/Embrapa, pode melhorar a rentabilidade do produtor na pecuária.
Pela primeira vez o evento foi realizado em Porto Alegre e foi sucesso de público, com a participação de 120 alunos, entre técnicos, estudantes e produtores rurais, oriundos de vários estados brasileiros e de países da América do Sul, que foram recebidos no dia 22 de março (quinta) pelo presidente da ABHB, Fernando Lopa, e acompanharam a cerimonia de abertura do curso, que contou com a presença do Dr. Roberto Collares, representando a Embrapa Pecuária Sul, Dr. Kepler Euclides Filho, representando a Embrapa, Dr. Julio Barcellos, coordenador do NESPRO, Dr. Pedro Selbach, Diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, e José Arthur Martins, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) e do Dr. Air Fagundes, ex-presidente do CRMV-RS.
Dando continuidade a programação, o Dr. Kepler Euclides Filho demostrou como se deu a evolução do melhoramento genético no mundo e no Brasil. Logo após o Dr. Julio Barcellos mostrou a importância do melhoramento para intensificação da produção de carne. Depois foi a vez da irlandesa, Dra. Concepta M. Pimentel, chamar a atenção da necessidade do melhoramento passar a focar na resistência as doenças, através da demonstração dos resultados das pesquisas sobre efeitos climáticos e o aumento da resistência de seus agentes causadores, por fim, o Dr. Fernando Flores Cardoso fechou o primeiro dia de curso, demostrando técnicas de melhoria de desempenho na produção de carne através do cruzamento industrial.
Na sexta-feira as apresentações tiveram início ainda pela manhã, quando o Dr. Yuri Regis Montanholi, da Universidade de Guelph, mostrou os avanços do uso da tecnologia de imagens térmicas na medição do desempenho alimentar de bovinos. Já o Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr. demostrou, de forma simples, os princípios do melhoramento animal dissertando sobre o uso das deps, acurácias e como usá-las. O Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, encerrou os trabalhos da manha, falando sobre a história do desenvolvimento da tecnologia Geneplus e a importância de programas de Touros Jovens para o melhoramento de uma raça.
À tarde, o Dr. Marcos Vinícius G. Barbosa da Silva, trouxe as informações sobre a os avanços da tecnologia de marcadores moleculares para o melhoramento genético. Depois a presidente do Conselho Técnico da ABHB, Thaís Pires Lopa e Dr. Bruno Teixeira, demonstraram as vantagens de se usar o PampaPlus para fazer melhoramento dos rebanhos e o funcionamento do programa junto ao criador. Após Dr. Fernando F. Cardoso, mostrou os parâmetros de avaliação do PampaPlus e a orientação do programa de melhoramento conduzido pela ABHB. Por fim, o Dr. Roberto Torres demostrou como usar o sumário eletrônico do PampaPlus/Embrapa e simulou acasalamentos na ferramenta.
Para o terceiro dia do curso, os participantes se deslocaram até a Fazenda Santa Tereza, de Ney Arthur Azambuja, estabelecimento vencedor da última Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), nas duas raças. Na propriedade, a turma foi recebida pelos proprietários e responsáveis pela parte prática do Curso, Dr. Joal José Brazzale Leal, da Embrapa Pecuária Sul e o Inspetor Técnico da ABHB, Gustavo Brusque Isaacsson.
A primeira parte da visita consistiu em uma palestra com mostra de animais a campo, seguida por práticas zootécnicas e funcionais, onde os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer uma mostra do que há de melhor nas raças Hereford e Braford, como é o caso da Santa Tereza. Logo após, para o fechamento da 4º edição do curso, todos foram convidados a um almoço, ainda na propriedade, que se estendeu até o início da tarde.
Para o presidente da ABHB, Fernando Lopa, o curso é um verdadeiro sucesso, pois traz pesquisadores de padrão internacional para mostrar o que está acontecendo de mais moderno na área de melhoramento de bovinos. ?Durante esses 3 dias os alunos tiveram contato com pesquisadores doutores nas suas áreas de atuação e puderam ver em 1ª mão o que está acontecendo no mundo do melhoramento genético, ao mesmo tempo, recebem orientações básicas de como iniciar um programa de melhoramento genético em um rebanho?, comenta Lopa, e acrescenta ?a ABHB busca democratizar o conhecimento, realizando um curso a preços acessíveis, principalmente, ao estudantes, e isso só é possível porque os palestrantes se voluntariam para realizar suas apresentações e pela compreensão da importância de ações desse tipo pelas empresas apoiadoras do evento?.
Um dos participantes do curso, Humberto Jardim Machado, criador de Braford no município de Dom Pedrito ? RS, contou que participou pela primeira vez e ficou impressionado com o evento.?O curso foi excelente em todos os aspectos, principalmente pelo nível dos palestrantes. É muito importante participar de eventos como esse, onde muitos conhecimentos são adquiridos na teoria e prática?, disse Machado.
O coordenador do Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO ? UFRGS), Dr. Julio Barcellos, comentou que na 4º edição, o Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte ? PampaPlus teve um avanço muito importante. ?Foram apresentadas palestras cujos temas são inovadores e de muita importância para os criadores, estudantes e pesquisadores, como a adaptação climática dos animais para o futuro do clima no mundo e a avaliação da eficiência alimentar, que hoje são de suma importância para a cadeia produtiva.?, disse. Ele comentou ainda que a integração entre UFRGS, Embrapa e ABHB torna a difusão do conhecimento mais harmônica e que a Associação, como representante dos criadores consegue suprir as demandas dos mesmos, na divulgação de pesquisas que tenham valor prático acessível aos produtores.
Segundo o pesquisador Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., da Embrapa Gado de Corte, a qualidade do Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus é um diferencial. ?As palestras foram ótimas e o dia de campo muito bem organizado, com animais bem preparados, além da infraestrutura de todo o evento, durante os três dias. Eu me impressiono com a capacidade da ABHB de organizar eventos desse porte, sempre com os auditórios lotados?, disse Torres. Ainda segundo Torres o curso amadurece a cada ano, bem como, os participantes, que a cada edição mostram-se ávidos por aprender e utilizar os conhecimentos de forma otimizada.
O palestrante Dr. Luiz Otávio Campos da Silva, também da Embrapa Gado de Corte, apontou a grande participação, e o alto nível das palestras, como um diferencial do Curso. ?As palestras foram ótimas e houve um grande número de perguntas por parte dos participantes, que engrandeceram muito o Curso?, conta. Sobre a prática, na Fazenda Santa Tereza, o Luiz Otávio comenta a qualidade dos animais. ?O gado apresentado pela Santa Tereza é de ótima qualidade, muito bem apresentado. É importante para os participantes do curso que a parte prática seja feita em uma propriedade participante do PampaPlus e que utilize as ferramentas do programa. A ABHB entusiasma a todos, tanto a equipe, os palestrantes, organizadores e principalmente os participantes. Isso faz com que o curso melhore a cada edição? termina.
Um dos anfitriões da parte prática do curso na Fazenda Santa Tereza, Paulo Azambuja, conta que na chegada à mangueira, a tônica foi o grande interesse e atenção demonstradas pelos participantes que tiveram a oportunidade de exercitar, na prática, os conhecimentos adquiridos nos dias anteriores. ?Os vencedores da PAC de 2011, bem como, o vencedor de 2006, foram criteriosamente avaliados e comentados, evidenciando a importância da prova no desenvolvimento das nossas raças e da busca constante por um sistema pecuário mais eficiente?, conta Azambuja.
O criador conta ainda da satisfação de sediar o evento: ?A oportunidade de sediar este evento foi, sem dúvida, a distinção e o reconhecimento do nosso trabalho, deixando-nos extremamente orgulhosos e felizes pelo sucesso do curso, bem como, da parceria da Santa Tereza com a ABHB. Além disso, momentos como este são ainda mais especiais quando há comprometimento dos organizadores e, fundamentalmente, interesse inequívoco dos alunos?, comemora.
A ABHB agradece a todos os participantes, palestrantes, equipe de apoio e aos patrocinadores: Marfrig Group, Igenity/Merial, CRV Lagoa, Trajano Silva, Matsuda, CORT Genética, Pitangueira, e ao patrocinador oficial da associação, Azevedo Bento, bem como o apoio da Fazenda Santa Tereza, que gentilmente concedeu espaço para a realização da parte prática de nosso curso.
Reunião Anual do PampaPlus
Previamente ao início do curso, na sexta-feira (22/03) pela manhã, aconteceu a Reunião Anual do PampaPlus. Reunindo mais de 20 participantes, entre técnicos e criadores credenciados no programa, o encontro, coordenado pela presidente do conselho técnico da ABHB, Thaís Lopa, juntamente com o Dr. Fernando Cardoso, Dr. Roberto Torres Jr. e Dr. Luiz Otávio Campos serviu para tirar dúvidas dos criadores, ouvir solicitações e demais considerações.
Para o superintendente da ABHB, Gabriel Isaacsson, este encontro anual é de muita importância, pois leva os criadores diretamente ao corpo técnico do programa, podendo tirar todo tipo de dúvida e serem ouvidas as solicitações e aspirações para o ano, ajudando na adaptação e atualização do PampaPlus.