Criadores e Técnicos Argentinos Participam de Atividades na Cabanha Touro Passo

Num sistema de cooperação com a EMATER, liderada pelo Engenheiro Agrônomo Fernando Menezes, a Cabanha Touro Passo de Uruguaiana recebeu no dia 26 de setembro um grupo de criadores e técnicos argentinos da província de Corrientes. Presente também o pecuarista Celso Jaloto, presidente do Núcleo Hereford e Braford de São Gabriel.

Os pecuaristas correntinos e os técnicos do INTA ? Instituto Nacional de Tecnología Agropecuária ? foram recebidos pelos proprietários da Cabanha Touro Passo, Guilherme Duarte e Ricardo Duarte, e a anfitriã Nilza Dornelles. Depois do café, servido, como já é de praxe na Cabanha, com pães doces e salgados e uma bandeja de ?chipá? ? pãezinhos de queijo ? os visitantes recorreram os potreiros e bretes da propriedade, tomando conhecimento do criterioso trabalho genético que vem sendo desenvolvido pela Touro Passo há quarenta anos na Fronteira.
Ricardo Duarte, vice-presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, também presidente do Núcleo Fronteira Oeste, posições onde aplica seu conhecimento buscando o aprimoramento das raças. Sob sua orientação, a Cabanha Touro Passo foi pioneira na mudança de atitude com relação a um novo tipo bovino, mais adaptado ao clima brasileiro, o que foi conseguido principalmente com crédito dado a reprodutores próprios. Touros importantes para o progresso da raça hereford, como Topass WCK 3N-1 (?Parrudo?), Topass Free Way 2 (?Maguila?), Topass Butler 1 ( ?Butler?), Topass WCK 3N-56 (?Metralha?), Topass Libertador (?Tank?), Topass Maguila 39 (?Panzer?), Topass WCK 3N-89 (?1729?) e Topass Máximo 1 (?Índio?) tiveram sua progênie reconhecida entre os animais expostos.

Os visitantes conheceram os animais premiados na última Expointer e os lotes de rústicos que concorrerão às próximas exposições de Uruguaiana, Bagé e Alegrete, onde a Cabanha Touro Passo pretende pontuar para o ranking da raça. Ademais, no campo, puderam observar o trato de culturas para silagem e os cuidados na integração lavoura de arroz irrigado e pecuária.
O encerramento do evento teve a promessa de maior integração futura, no reconhecimento do progresso racial obtido no Brasil.

Fechar